Com 3.028 votos, a vereadora Ada Munaretto (PL) foi a terceira candidata mais votada em Passo Fundo, nas eleições de 2024. Ada também foi a segunda mulher mais votada durante o pleito, ficando atrás apenas de Marina Bernardes (PT), eleita com 3.062 votos.
No segundo mandato na Câmara de Vereadores, Ada teve um aumento de quase 120% no número de votos em comparação à 2020, quando conquistou 1.379 eleitores.
— Eu sempre fiz muito trabalho voluntário, antes mesmo de me tornar vereadora. Antes era tudo anônimo, mas depois que me tornei uma pessoa pública isso não fica no anonimato — afirma a vereadora que tem mais de 11 mil seguidores nas redes sociais.
Quem é Ada Munaretto
Aos 49 anos, a vereadora é formada em Direito pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e atua como voluntária há mais de 30 anos em diferentes causas.
Líder do movimento “Mulheres com Bolsonaro Passo Fundo” e representante da Liga das Mulheres Conservadoras do Brasil no Estado, a candidata reeleita já trabalhou como bancária e empresária, quando abriu um restaurante no município.
Atualmente, se dedica exclusivamente ao cargo de vereadora.
O que fez no primeiro mandato
Desde que assumiu uma das 21 cadeiras da Câmara, em 1º de janeiro de 2021, até 14 de outubro de 2024, Ada sugeriu 16 projetos de lei, dois projetos de resolução, 45 indicações e fez 293 pedidos de providências. Munaretto destaca três diferentes projetos durante seu primeiro mandato na Câmara.
Durante a pandemia, criou o projeto de lei nº 125/2021, que prevê a autorização da doação de comida excedente por estabelecimentos responsáveis pela produção, fornecimento, comercialização, armazenamento e distribuição de gêneros alimentícios, sem necessidade de licença prévia ou autorização do executivo municipal.
A parlamentar também sugeriu a criação do projeto de lei nº 109/2023, que institui o programa de segurança nas escolas da rede municipal de ensino de Passo Fundo. Proposto e aprovado em 2023, o projeto ainda não foi colocado em prática pelo Executivo.
Além disso, a vereadora reeleita também tem investido no projeto de lei nº 80/2024 que segue tramitando pelo Legislativo. A proposta é denominar uma praça no Loteamento Álamos de Valentina Olanda Spesotto. A homenagem é para a menina de 10 anos que morreu em abril de 2023, em decorrência da dengue.
Saúde segue em foco
Como política de direita, ela avalia sua atuação com prioridade na área da saúde. Durante o seu mandato nos últimos quatro anos, Ada foi presidente da Comissão Especial de Acompanhamento e Combate à Covid-19 e da Frente Parlamentar em prol da construção das UPAs em Passo Fundo.
Através do projeto de lei nº 125/2021, Ada instituiu a "Semana Municipal de Saúde Bucal" no município. A comemoração tem como objetivo investir em educação para prevenção de cáries e limpeza bucal, ação que pode ser vista como forma de prevenção para outros tipos de doença.
Para os próximos quatro anos, Ada afirma que deseja seguir promovendo mudanças no setor da saúde. Entre as principais ações estão a criação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na cidade, aquisição de mais uma equipe de Samu para assistência médica de emergência, instauração de prontuário eletrônico e criação de um Centro de Atendimento Neurossensorial.
— Sempre me dediquei a salvar vidas e continuarei nos próximos anos do meu mandato. Eu amo pessoas, eu amo servir, eu amo trabalhar em prol do meu próximo. Tenho esta missão como vereadora — conclui.