Juntos, os meses de agosto e setembro de 2024 somam 12 homicídios em Passo Fundo. Os dois meses juntos superam o mesmo período do ano passado, quando foram sete crimes violentos naqueles 60 dias.
Os dados da Secretaria de Segurança Pública do RS (SSP-RS) acendem o alerta entre órgãos de segurança, que se apoiam em medidas de contenção com operações integradas, reforço no efetivo, policiamento ostensivo e elucidação dos crimes para tentar reduzir os índices.
— Tivemos um mês de janeiro atípico, com oito assassinatos. Isso nos levou a ações da Operação Cerco Fechado, que foca principalmente na integração das forças policiais para reduzir a criminalidade. Vimos resultados nos meses seguintes, mas estes indicadores voltaram a subir — disse o comandante do 3º RPMon, tenente-coronel Marcelo Rovani.
Uma nova fase da operação está ativa desde agosto. De acordo com Rovani, parte dos crimes mais recentes é resultado do acerto de contas entre indivíduos que devem dinheiro ao tráfico. Já a outra fração acontece em meio a discussões e brigas entre vizinhos ou familiares.
Quanto à estrutura local, Rovani afirma que a situação está "sob controle" em termos de efetivo, veículos e equipamentos, mas que a grande circulação de pessoas na cidade influencia no número de delitos.
— Quanto ao efetivo, a gente sempre diz que nunca vai ter o suficiente, quanto mais, melhor. Mas tenho conseguido colocar de três a cinco viaturas na rua todos os turnos. Como Passo Fundo é uma cidade grande, é natural que os problemas existam. Além de homicídios, temos casos de roubo a joalheria e estelionato, crimes mais complexos que também demandam um trabalho extenso e conjunto — acrescenta.
O cenário de criminalidade foi um dos motivos que trouxe o comandante-geral da Brigada Militar no RS, coronel Cláudio Feoli, a Passo Fundo, no fim de setembro, para uma reunião entre forças de segurança e autoridades municipais. O objetivo foi discutir questões técnicas, padronização do atendimento da tropa.
— Não é à toa que a reunião foi marcada esse mês em Passo Fundo, para que a gente pudesse também contextualizar de forma mais próxima os desafios que temos aqui. Fazemos um controle diário dos indicadores e aliamos também dados de inteligência e já nos enseja preocupação na cidade — afirmou Feoli.
Polícia Civil rejeita briga entre facções
Apesar dos picos de homicídios em janeiro e agosto, a Polícia Civil diz não haver uma disputa entre facções embora também identifique mortes relacionadas ao tráfico de drogas.
Conforme o delegado regional de Polícia da 6ª Região, Adroaldo Schenkel, não há predominância de mortes relacionadas ao tráfico na totalidade dos homicídios.
— Não há nenhuma forma de guerra ou confronto entre grupos na cidade. O que há, na verdade, são crimes decorrentes daquilo que a gente chama de fatos da vida, motivos diversos, de difícil prevenção. E há outras mortes ligadas a questões específicas do tráfico, como desacertos entre traficantes, mas a média dos homicídios não indica a predominância do tráfico de drogas sobre as mortes — analisa.
Com uma delegacia especializada em homicídios, Schenkel destaca a taxa de elucidação de crimes no município. Segundo ele, o percentual de esclarecimento dos casos supera 80%.
— Crimes aqui praticados, na imensa maioria, são elucidados com a identificação dos autores, muitos deles com prisão. A resolução é muito alta, com uma equipe especializada. Nós também buscamos intensificar as ações em bairros mais violentos, em conjunto com a BM, a fim de prevenir a prática de novos crimes, mas o que precisamos é de uma alteração legislativa grande para manter essas pessoas que agridem a sociedade mais tempo presas — conclui.
Homicídios entre agosto e setembro
- 4 de agosto: Segurança é morto em frente a boate de Passo Fundo
- 6 de agosto: Jovem de 19 anos é morto a tiros em Passo Fundo
- 9 de agosto: Morre em hospital jovem que foi baleado depois de festa em Passo Fundo
- 15 de agosto: Polícia Civil investiga caso de jovem morto ao sair da escola em Passo Fundo
- 15 de agosto: Mulher é suspeita de matar homem a facadas no bairro Zacchia
- 21 de agosto: Homem é executado com sete tiros enquanto dormia
- 30 de agosto: Passo Fundo registra o 29º homicídio de 2024
- 11 de setembro: Corpo de mulher é encontrado em frente a uma parada de ônibus em Passo Fundo
- 13 de setembro: Homem é morto a tiros em Passo Fundo; Polícia Civil investiga o caso
- 14 de setembro: Homem é morto a tiros no bairro Santa Marta
- 29 de setembro: Homem é morto após discussão em estabelecimento em Passo Fundo
- 29 de setembro: Homem é morto com golpe de faca em Passo Fundo após discussão.