Passo Fundo registrou um aumento de 75% no número de homicídios em comparação com o mesmo mês do ano passado. Os índices foram divulgados nesta segunda-feira (9) pela Secretaria de Segurança Pública.
Enquanto agosto de 2023 teve quatro mortes por homicídio doloso, neste ano foram sete casos. No mês, Passo Fundo ficou igual a Bento Gonçalves, também com sete crimes letais, e só ficou atrás de Porto Alegre, com 16 casos.
O índice coloca Passo Fundo como o segundo mês mais violento do ano, somente atrás de janeiro, quando foram sete homicídios e um feminicídio.
Apesar disso, o panorama dos oito meses de 2024 traz uma redução de 12% desse tipo de crime na comparação com o ano passado.
Em 2023, Passo Fundo registrou 34 homicídios de 1º de janeiro a 31 de agosto. Neste ano, o número ficou em 30.
Mesmo assim, a cidade figura como a quinta mais violenta no RS, atrás de Porto Alegre, Caxias do Sul, Santa Maria e Canoas nos crimes violentos letais intencionais (CVLI) de 2024.
Quanto aos feminicídios, Passo Fundo não registrou nenhum caso tanto em agosto de 2023 quanto de 2024. Porém, o município já está à frente do último ano, uma vez que totaliza duas mortes de mulheres em oito meses, contra uma registrada durante todo o ano passado.
Nas categorias de furto e roubo houve diminuição em relação ao mesmo período do ano passado. No caso dos furtos, a queda foi de 39%; já nos roubos, de 18,5%. O crime de estelionato também teve redução, de 193 para 131 casos, uma baixa de 32%.
No RS
Já no recorte estadual, houve queda nos principais indicadores de criminalidade. No caso dos homicídios, o número de vítimas caiu de 135 para 98 neste ano, uma queda de 27%.
Com relação aos latrocínios, que são os roubos com morte, a queda foi de 67% no RS. Foram seis casos em agosto de 2023, e dois no mês passado. Até agora, Passo Fundo não teve registro do crime; em 2023, um caso de latrocínio foi contabilizado durante o ano, em março.
Já no caso dos feminicídios, a queda foi de 40% em relação a agosto passado: foram três casos no mês passado, contra cinco registrados em agosto de 2023.