Passo Fundo registrou oito homicídios no primeiro mês de 2024, o maior número desde janeiro de 2011, segundo levantamento mensal da Secretaria de Segurança Pública do RS. Na comparação com janeiro de 2023, quando foram três mortes, o número de homicídios cresceu 166%.
Segundo a delegada da Polícia Civil, Daniela Minetto, responsável pela investigação desse tipo de crime, a violência vem crescendo em Passo Fundo. Durante todo o ano de 2023, foram 47 mortes contra 31 em 2022, um aumento de 51,6%.
— O aumento do índice de violência sempre nos causa preocupação. Estamos mobilizados nesse sentido para, principalmente dentro da Polícia Civil, elucidar esses casos, buscar os autores para que eles possam ser presos e que isso consiga representar a força do Estado e reduzir a criminalidade novamente — afirmou.
Ainda segundo a delegada, a motivação dos homicídios quase sempre é o tráfico de drogas. Das mortes que aconteceram em janeiro, nenhuma tinha ligação entre si. Pelo fato de terem acontecido em bairros diferentes e as demais características dos crimes, Mineto também não acredita que se trate de uma disputa de facções, mas sim de lideranças criminosas locais.
— É uma tentativa de demonstração de poder no sentido de "eu mando aqui, são as minhas regras, se você burlou elas ou por dívida, você vai ser punido" — explicou.
Embora os casos de janeiro ainda não tenham sido elucidados, a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) prendeu cinco pessoas com envolvimento em casos de homicídios neste ano, em Passo Fundo.
Homicídios registrados em Passo Fundo em 2024
- 5 de janeiro: homem de 35 anos é morto no bairro Xangri-lá
- 6 de janeiro: corpo de homem é encontrado carbonizado no bairro Petrópolis
- 7 de janeiro: corpo de homem é encontrado carbonizado no bairro Valinhos
- 9 de janeiro: mulher é morta a tiros no bairro Vera Cruz
- 14 de janeiro: homem de 21 anos é morto a tiros no bairro São José
- 15 de janeiro: ossada humana é encontrada no bairro Integração*
- 25 de janeiro: homem de 34 anos é encontrado morto no bairro São Luiz Gonzaga
- 28 de janeiro: homem é morto a tiros na Vila Cruzeiro
* Apesar da ossada humana aparentar avançado estado de decomposição, o encontro de cadáver entrou para o índice de homicídios de 2024.