Passo Fundo é a 11ª cidade gaúcha em número de eleitores, com 150.867 pessoas aptas a votar nas eleições municipais de 2024. O número cresceu 3,3% em relação ao último pleito local, em 2020, com 4.837 novos votantes.
A partir de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é possível observar que a maior parte dos eleitores são mulheres: elas representam 54% do total. No recorte por idade, jovens e adultos de 25 a 59 anos são a maioria (64%).
O total de adolescentes de 16 e 17 anos, que ainda não são obrigados a votar, é de 660 — fatia de 0,4%.
De acordo com o juiz da 33ª Zona Eleitoral, Alan Peixoto de Oliveira, o alistamento eleitoral obrigatório contribui para o contingente de jovens que participam do processo.
— No Brasil, o alistamento eleitoral é obrigatório para pessoas de 18 a 70 anos, então a presença significativa de eleitores de 18 a 34 anos em Passo Fundo reflete diretamente a composição populacional do município. É positivo ver esse engajamento, mostra a conscientização política e a participação cívica dos jovens — afirma.
Quanto ao grau de instrução, mais da metade dos eleitores passo-fundenses não têm Ensino Médio completo. São 81.936 pessoas que não concluíram a etapa ou sequer a cursaram: 12.724 só completou o Ensino Fundamental — enquanto 35.764 não chegaram a finalizá-lo, o que representa 24% de todo o eleitorado.
Outras informações
Apesar de expressivo, o número de votantes em Passo Fundo ainda não é suficiente para um segundo turno. Faltam 50 mil eleitores para superar 200 mil, quantidade exigida para a segunda fase da disputa. No RS, Porto Alegre, Caxias do Sul, Canoas, Pelotas e Santa Maria atingem a marca.
Neste ano, a biometria ainda não será obrigatória para votar. No município, 25% dos eleitores não cadastraram a digital, um total de 38.698 pessoas. A atual projeção da Justiça Eleitoral é de que a biometria da totalidade dos eleitores brasileiros deva ser obtida até 2026.
Novos locais de votação
Segundo Peixoto, Passo Fundo vai passar a contar com dois novos locais de votação neste ano. A Faculdade Anhanguera e a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) devem acomodar eleitores da região central da cidade. Serão mais de 400 seções eleitorais e dois mil mesários trabalhando.
Todo eleitor pode se voluntariar para ser mesário. A inscrição pode ser feita pelo portal do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).