O vereador Saul Spinelli (PSB) já se prepara para assumir a presidência da Câmara de Vereadores de Passo Fundo, no norte gaúcho, na sua segunda passagem pela Casa. A posse está marcada para 20 de dezembro e antecede o último ano da atual legislatura.
O Regimento Interno da Câmara de Vereadores prevê a eleição de uma nova Mesa Diretora por ano. O setor é o responsável pela administração das sessões legislativas e tem orçamento próprio, por exemplo. Em cada legislatura, quatro vereadores ocupam a presidência.
Este é o segundo mandato de Spinelli como vereador e também a segunda vez que assume a presidência da Casa. A primeira foi em 202o, durante a pandemia da Covid-19. Spinelli foi eleito para o cargo em agosto, com 13 votos favoráveis.
— Fui duas vezes eleito presidente da Câmara, ambas em períodos eleitorais, que são tão turbulentos, só não mais turbulentos que a pandemia. Com certeza é um momento que precisamos ter muito cuidado, pois a maioria dos parlamentares são candidatos, e precisamos administrar a casa, que é legislativa e possui muitos outros temas além das eleições. Estamos tranquilos e felizes com essa eleição, já com os projetos em andamento, em consonância com o presidente que está saindo — disse.
Spinelli, que é jornalista e conhecido pela atuação comunitária na cidade, marcou alguns temas que devem ser prioridade em seu mandato como líder da Mesa Diretora. Entre eles, estão melhorias na Câmara como acessibilidade, instalação de um elevador, criação de um Plano de Segurança, residência jurídica e a criação da Procuradoria da Mulher.
— A Casa Legislativa é muito frequentada pela comunidade e é importante que tenha um plano de segurança e acessibilidade em todos os locais do parlamento. Isso é um direito das pessoas e uma demanda significativa da Apace (Associação Passo-fundense de Cegos) e AACD (Associação Cristã de Deficientes Físicos). Vamos cumprir nossa obrigação — reiterou o futuro presidente.
Além de Saul Spinelli, a Mesa Diretora será composta por Luizinho Valendorf (PSDB) como vice-presidente, Janaína Portella (MDB) como 1ª secretária, Edson Nascimento (União Brasil) como 2º secretário, Leandro Rosso (Republicanos) como 3º secretário e Indiomar dos Santos (Solidariedade) como 4º secretário.
Saída de Alberi Grando
Enquanto Spinelli se prepara para iniciar o trabalho na presidência, o vereador Alberi Grando (MDB) está de saída da liderança da Casa. O médico comandou o Poder Legislativo municipal em 2023 e avalia a passagem pelo cargo como positiva.
Na sua gestão, estabeleceu como prioridade reformar e/ou melhorar os gabinetes e no plenário, a instalação do sistema de energia solar e a criação da Escola Legislativa, projetos que saíram do papel ao longo do ano.
— Estou muito satisfeito com o que conseguimos fazer. Tive a colaboração muito importante de todos os vereadores, não só da situação e da oposição, mas também da Mesa Diretora e de todos. Entrego agora para o vereador Saul muito satisfeito com o que conseguimos fazer — ressaltou.
Essa é a terceira vez que Alberi Grando está na Câmara, mas foi a primeira vez presidente. Segundo ele, o principal desafio é conciliar a agenda de vereador com a de presidente.
— Ao assumir a presidência, você deixa de ser vereador para se tornar o administrador, que é uma de nossas funções. Como legislativo, temos a função de fazer leis, fiscalizar, julgar quando necessário, e a última coisa é ser o administrador da Casa. Achei que poderia continuar sendo vereador, mas a função de presidente toma praticamente todo o tempo e um pouco mais. No entanto, estou satisfeito e feliz por ter concluído dentro do que estabelecemos como meta — concluiu Grando.
Serviço
- O que: posse da nova Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Passo Fundo
- Quando: 20 de dezembro
- Horário: 18h30
- Onde: Plenário Sete de Agosto da Câmara de Vereadores de Passo Fundo (Paço Municipal)