A Câmara de Vereadores de Passo Fundo elegeu o novo presidente da Mesa Diretora para 2024, em eleição na tarde de quarta-feira (16). O vereador Saul Spinelli (PSB) foi escolhido para ocupar cargo, com 13 votos favoráveis. O parlamentar concorreu contra os vereadores Ada Munaretto (PL), que recebeu quatro votos, e Indiomar dos Santos (Solidariedade), com dois votos.
A eleição foi chamada pelo atual presidente, Alberi Grando (MDB), após seu sucessor, o vereador Wilson Lill (PSB), deixar o cargo. A saída aconteceu em virtude do retorno de Spinelli à Câmara. Ele liderava a Secretaria de Cidadania e Assistência Social (Semcas) desde 2021, mas deixou a pasta no mês de junho. Agora, Lill volta a ser suplente do partido.
De acordo com Grando, a votação extraordinária foi convocada após análise do regimento interno da Câmara, junto aos procuradores da casa legislativa e aos secretários da Mesa Diretora. O entendimento foi de que, apesar do retorno do vereador titular, o cargo de presidente não é herdado automaticamente e uma nova eleição precisa ser marcada.
— O entendimento da base governista foi de que deveria manter-se o mesmo partido de quem havia sido eleito. Por isso, escolheram o Saul para ser o candidato, para seguir no PSB — pontuou o presidente.
Este é o segundo mandato de Spinelli, que já ocupou o cargo em 2020. Em seu espaço na Tribuna, ele destacou que pretende dar continuidade aos trabalhos de Grando, mas que pretende trazer debates que considera necessários.
— Devemos falar sobre a consolidação da questão dos trevos, dos acessos e dos investimentos do Estado nessa área, os investimentos na questão do Presídio Regional, o plano municipal da primeira infância e o combate à violência sexual contra crianças, além das discussões para ampliar o apoio às instituições de segurança — afirmou.
Trabalhos futuros
A Mesa Diretora que administrará a Casa Legislativa no próximo ano está composta da seguinte maneira:
- Presidente: Saul Spinelli (PSB)
- Vice-Presidente: Luizinho Valendorf (PSDB)
- 1º Secretário: Janaina Portella (MDB)
- 2º Secretário: Rafael Colussi (União Brasil)
- 3º Secretário: Leandro Rosso (Republicanos)
- 4º Secretário: Indiomar dos Santos (Solidariedade)