Uma propriedade rural e dois mercados de Vicente Dutra, no norte gaúcho, foram alvo de operação do Ministério Público (MPRS) na terça-feira (25). Na ação, agentes da Força-Tarefa do Programa Segurança dos Alimentos apreenderam 2,5 toneladas de produtos impróprios para consumo.
Conforme o MP, a propriedade rural tinha grande quantidade de carne e queijo sem inspeção. O celular do proprietário também foi apreendido. Em um dos mercados, os agentes lacraram a máquina e interditaram a produção de gelo.
Nos locais, foram verificados produtos sem procedência, vencidos e fora da temperatura ideal. Unidades de álcool com venda proibida em mercados também foram apreendidas de forma cautelar.
Participaram da operação o promotor de Justiça Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Porto Alegre, além de servidores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/MPRS) e da Vigilância Sanitária Municipal de Vicente Dutra.
Havia representantes da Secretaria Estadual da Saúde (SES-RS), da Secretaria Estadual da Agricultura (Seapi), da Delegacia do Consumidor (Decon) e Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram).