Há pelo menos duas semanas, o aspecto da água que chega até as residências chamou a atenção dos moradores de Passo Fundo. A reclamação é sobre mau cheiro e gosto ruim em diversos bairros da cidade.
Em diferentes bairros, consumidores evitam beber água. É o caso da aposentada Claudete Borges, que há pelo menos duas semanas só usa a água para os afazeres domésticos.
— Está com cheiro muito ruim, um gosto que não dá pra aguentar para tomar. Eu tenho uma neta com dois anos a gente tem que ter muito cuidado, por isso estou comprando água mineral no mercado para poder tomar — disse.
Os mesmos problemas foram identificados na residência de Noeli Novelo. A dona de casa afirma que precisa filtrar a água para consumir.
— Não dá para querer o cheiro da água e às vezes ela está amarela, suja e aquele cheiro forte que tu fica até com nojo de cozinhar. E para tomar só água filtrada — afirmou.
— Além do gosto ruim, ela está com cheiro muito forte. Até para o chuveiro, a gente vai tomar banho sai aquele cheiro ruim da água — completou o empresário Luzardo Dias, morador da Vila Annes.
O que causa o cheiro e gosto na água de Passo Fundo
Segundo o superintendente regional da Corsan, Aldomir Santi, o que causa o cheiro forte na água é o acúmulo de algas na Barragem do Miranda. O reservatório é responsável por abastecer 60% da cidade.
— Isso é um fenômeno natural que ocorre principalmente com calor intenso e chuva aliado à luz do sol, que penetra na água e acaba proliferando essas algas, o que causa esse odor — disse Santi.
A Corsan enfatiza que a condição não afeta a qualidade e a água pode ser consumida normalmente.
— A partir do momento que identificamos as pessoas falando que tinha gosto e cheiro começamos a adicionar carvão ativado, que é um produto pra retirar, minimizar ou eliminar o gosto. Então a água recebe todos os produtos químicos e pode ser consumida — afirmou o superintendente.
A expectativa é que situação seja normalizada nos próximos dias, mas a Corsan não informou prazo para isso.