O Observatório Astronômico Araucária, de Passo Fundo, no norte do Estado, capturou imagens do cometa C/2023 A3 (Tsuchinshan–ATLAS), também conhecido como o "cometa do século", na madrugada deste sábado (28).
As fotos foram feitas no interior da cidade, em uma região com baixa poluição luminosa. Conforme o astrônomo amador Vitor José, responsável pelo observatório, o cometa já pode ser visto a olho nu no horizonte leste, pouco antes do nascer do sol.
— O cometa A3 atingiu na sexta-feira (27) o seu periélio, que é o ponto mais próximo do Sol, e continua a ganhar brilho a cada dia — contou para GZH Passo Fundo.
José explica que os cometas são corpos celestes compostos principalmente por gelo, poeira e gases. Eles orbitam o Sol em trajetórias altamente elípticas, o que os leva a passar por longos períodos nas regiões mais distantes do sistema solar, e, ocasionalmente, a se aproximar das regiões internas, onde se tornam visíveis.
Ao se aproximarem do Sol, o calor faz com que o gelo sublimasse, formando uma brilhante cauda de gás e poeira que pode se estender por milhões de quilômetros. Esta é a característica mais marcante dos cometas, além de sua cabeça luminosa, chamada de coma.
— É uma das coisas mais incríveis que já vi nos últimos tempos, ver este cometa a olho nu é uma sensação indescritível — completou.