O cometa C/2023 A3 Tsuchinshan-ATLAS começa a ficar mais visível da Terra a partir da próxima semana. Chamado de "cometa do século", o corpo celeste passa ficar perceptível no Hemisfério Sul, onde está parte do Brasil, no domingo (15).
A expectativa é que o cometa tenha um brilho tão intenso quanto o do cometa Hale-Bopp, considerado um dos mais brilhantes do século 20, que passou pela Terra em 1997. Na época, foi nomeado como o "cometa do século" e por isso o C/2023 A3 também está sendo chamado assim. Na segunda quinzena de setembro, será possível observar o corpo celeste a olho nu, conforme se afasta do Sol.
No entanto, será em outubro que o corpo celeste atingirá seu brilho máximo. Algumas plataformas especializadas mensuram que o cometa deve ter magnitude entre 3 e 2 (quanto menor o número na escala, mais brilhante o fenômeno será). As informações são do jornal O Globo.
O cometa foi descoberto pelo Observatório de Tsuchinshan, na China, e o projeto ATLAS (Asteroid Terrestrial-impact Last Alert System), no Havaí.