Foi realizada na manhã desta quinta-feira (12) a primeira caminhada espacial privada. O evento da missão Polaris Dawn, da SpaceX, teve transmissão ao vivo pela internet.
A atividade extraveicular (EVA) começou oficialmente às 7h12min (no fuso horário de Brasília), quando o oxigênio começou a entrar nos trajes dos astronautas.
A missão teve início na terça-feira (10), quando SpaceX, do bilionário Elon Musk, foi lançada ao espaço. A decolagem ocorreu no Kennedy Space Center, base da Nasa na Flórida (EUA).
O comandante da missão, Jared Isaacman, saiu da nave para os testes de mobilidade com o traje da SpaceX. Como foi visto na transmissão, após abrir a escotilha, Isaacman saiu vestido com o traje branco e segurando-se na estrutura metálica instalada na cápsula.
Os tripulantes da missão passaram mais de dois anos de treinamento intensivo que incluiu centenas de horas em simuladores, além de paraquedismo, mergulho e práticas no cume de um vulcão no Equador.
A Polaris Dawn representa o primeiro de três voos comprados pelo bilionário Isaacman. Além dele, a tripulação é composta por Scott Poteet, o piloto; Sarah Gillis, a especialista; e Anna Menon, também especialista e oficial médica. Ambas são funcionárias da SpaceX.
Como ocorreu
A realização da caminhada envolve uma série de procedimentos. Segundo a SpaceX, a tripulação completa um processo de pré-respiração, testes e inspeções de mobilidade e verificações de pressurização antes de fazer uma verificação final de vazamento de terno e realizar a caminhada espacial.
A pressão da cabine reduz lentamente para vácuo. Uma vez aberta a cabine, todos os quatro tripulantes são expostos ao vácuo do espaço. Depois de Isaacman realizar os testes de mobilidade e retornar à cabine, a especialista de missão, Sarah Gillis, executou a mesma série de ações.
Enquanto isso, o piloto, Kidd Poteet, e a especialista e médica-chefe da missão, Anna Menon, monitoram os sistemas de suporte vitais durante toda a operação. Após o fechamento da escotilha, a nave lentamente se repressuriza e os níveis de oxigênio e nitrogênio voltam ao normal.
Adiamentos
Inicialmente programada para 2022, a missão foi adiada de novembro para dezembro daquele ano. Novos adiamentos ocorreram em março de 2023 e abril de 2024.
Já em agosto, a Polaris Dawn tinha lançamento previsto para o dia 27, mas foi adiada devido a problemas técnicos. No dia seguinte, condições meteorológicas adversas impediram o lançamento. Ocorreram ainda mais três prorrogações, culminando com o adiamento desta segunda-feira.
Nesta terça-feira, o horário inicialmente previsto era de 4h38min (no horário de Brasília). Após, a empresa de Elon Musk atualizou para a segunda faixa possível, 6h23min, quando de fato a nave decolou.