Quase 30 mil metros quadrados de desmatamento foram flagrados pela Brigada Militar na região norte do Estado. Os flagrantes aconteceram na quarta-feira (28), nos municípios de Casca e Coxilha.
A ação teve como objetivo combater crimes contra a flora. Só em Casca, após receber uma denúncia anônima, a equipe do 3º Batalhão Ambiental (BABM) flagrou uma pessoa cortando árvores exóticas utilizando uma motosserra, sem possuir a Licença de Porte e Uso (LPU) da máquina.
Ainda, no local, os policiais militares constataram a destruição de sub-bosque, vegetação rasteira que se encontra no interior das matas, principalmente a Atlântica, atingindo uma área de 25 mil metros quadrados. Não havia autorização do órgão ambiental para intervenção na área. A motosserra foi apreendida, sendo lavrado um Termo Circunstanciado.
Já no município de Coxilha, às margens da Rodovia Transbrasiliana, na BR-153, os policiais militares constataram a supressão de 2 mil metros quadrados de vegetação nativa, atingindo uma Área de Preservação Permanente (APP), caracterizada por uma nascente. Também, não havia autorização para o manejo florestal na área.
O proprietário foi identificado e responderá pelo crime ambiental. Ele não teve o nome divulgado.
O 3º BABM lembra que o desmatamento e o uso irregular do solo causam muitos impactos ao meio ambiente, atingindo todos os seres vivos, prejudicando a biodiversidade e influenciando nas mudanças climáticas.