Começou na manhã desta sexta-feira (14) o Hackathon, maratona de criação de startups sediado no Hub Aliança em parceria com a Insight Academy. O evento propõe dois dias de intenso foco no empreendedorismo a fim de buscar soluções práticas para problemas sociais e econômicos.
Divididos em seis grupos, os participantes tem até às 18h de sábado (15) para pensar e desenvolver alternativas inovadoras para questões que envolvam ao menos um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). A melhor criação será premiada com um espaço gratuito de incubação no Hub durante três meses.
— A ideia precisa ser viável, então é preciso já colocá-la em prática em um protótipo de aplicativo, por exemplo. Teremos uma banca avaliadora que vai observar qual dos projetos é o mais bem estruturado mas, mais do que isso, que tenha uma solução com aderência do mercado — pontua o fundador da Insight Academy, Leonardo Mecca.
A sustentabilidade em meio à crise climática foi foco de participantes, que discutiram resoluções como o destino dos resíduos da enchente e também a criação de alertas de risco para a população.
— A nossa ideia inicial é criar uma ferramenta, que a gente está definindo a forma dela, para que seja possível alertas em áreas de risco para catástrofes climáticas e que possibilite um pedido de resgate, mesmo em momento sem acesso à internet, por exemplo — explicou a coordenadora de um dos grupos, Janine Hillesheim.
Diretora do Instituto Aliança e membro da banca avaliadora, Márcia Capellari falou sobre a importância de unir a pesquisa aos recursos públicos e privados, a fim de viabilizar ideias que nascem em eventos como o Hackathon.
— Temos potencial de nos transformar cada dia mais em uma cidade inteligente, então unir esses pilares é uma forma de acelerar essas soluções inovadoras. Podem ser projetos simples, mas que sejam viáveis para se desenvolver ao longo do tempo, e conectá-los é uma forma de pensar o futuro.