Mais de 60 pessoas da Região Norte devem visitar Passo Fundo neste fim de semana para participar do Hackathon, evento de cunho empreendedor organizado pelo Hub Aliança. Entre sexta-feira (14) e sábado (15), serão organizadas imersões e atividades que auxiliam na resolução de problemas de empresas e pessoas.
A expectativa é que sejam geradas ao menos cinco novas startups no evento, como adianta um dos apoiadores e fundador da Insight Academy, Leonardo Mecca:
— Nossa expectativa é de que seja um encontro regional de executivos, acadêmicos, aspirantes a empreendedores e investidores, disseminando a cultura de inovação e startups na região. Além disso, queremos gerar no mínimo cinco novas startups que resolvam problemas reais do cotidiano das pessoas e das empresas. Tendo bons resultados, queremos transformar o Hackathon by Aliança em um evento trimestral.
As atividades do hackathon iniciam às 8h30min e seguem até às 18h. Os participantes farão parte de uma “maratona”, com identificação e validação de problemas. A partir disso, devem criar uma solução, modelo de negócio e finalizar um protótipo, chamado de produto mínimo viável (MVP).
O formato visa estimular a criação de novos projetos, capacitar colaboradores e direcionar as empresas para um caminho responsável pelo desenvolvimento tecnológico do mercado. Entre os participantes, acadêmicos de universidades da cidade e executivos de empresas do ramo financeiro, alimentício e de energia elétrica. Os vencedores receberão prêmio vinculado ao Instituto Aliança Empresarial.
— É um evento de mão na massa, onde profissionais de diferentes áreas se reúnem para colaborar de forma intensa no desenvolvimento de soluções inovadoras para resolução de problemas específicos. Pretendemos despertar habilidade e estimular o desenvolvimento rápido de novas ideias e soluções, a resolução de problemas, networking e engajamento — resume a diretora institucional do Instituto, Márcia Capellari.