A partir da próxima semana, o transporte público de Passo Fundo passará pela instalação dos equipamentos que permitirão o uso de bilhetagem eletrônica. O novo sistema deve começar a funcionar em agosto e traz novidades como a tarifa única.
Na prática, passageiros que precisarem recorrer a mais de um ônibus para completar o trajeto poderão fazer o deslocamento pagando apenas um passagem, mesmo que precisem trocar de veículo. A expectativa é que isso seja possível em algumas linhas e dentro de determinados períodos de tempo.
— Futuramente será definido com as empresas que compõem o sistema de transporte coletivo a implantação da passagem integrada em algumas linhas. A tarifa única poderá ser utilizada em um determinado espaço de tempo, que ainda será discutido — disse o secretário de Transportes e Serviços Gerais, Alexandre de Mello.
Além da tarifa única, a compra dos vales-transportes poderá ser feita online e os cartões eletrônicos vão, gradualmente, substituir as atuais passagens de ônibus. Hoje, as fichas precisam ser compradas uma a uma e, quando o usuário não as possui em mãos, só consegue pagar o transporte com dinheiro físico.
Conforme o cronograma, depois da instalação dos equipamentos, usuários do transporte público — incluindo estudantes, empresas e pessoas com gratuidade, no caso de idosos — poderão fazer o cadastro para usar os bilhetes eletrônicos a partir de julho. O sistema digital também vai permitir a contabilização de passageiros no município de forma precisa.
Até o momento, não há data definida para o fim da utilização das passagens usadas pela população em geral, de cor vermelha. Isso significa que serão válidos até nova informação. Neste período, quem paga a tarifa integral terá acesso ao transporte de forma híbrida, permitindo tanto a passagem física quanto o cartão.
Cronograma do bilhete eletrônico
A expectativa da prefeitura de Passo Fundo é que a implementação da bilhetagem eletrônica em Passo Fundo aconteça da seguinte forma daqui para frente:
- A partir de 17 de junho: começa a instalação dos equipamentos que permitirão a validade dos bilhetes eletrônicos nos ônibus urbanos
- Julho: começa o cadastro dos passageiros que usam o transporte coletivo (inclui estudantes, empresas, quem tem gratuidade e público em geral) e solicitação dos cartões eletrônicos
- Agosto: não serão mais aceitas as passagens de estudantes atuais. No momento do cadastro, os estudantes serão orientados a trocar as passagens estudantis por créditos no cartão. A compra de vales-transportes e passagens estudantis poderá ser feita apenas pela internet
- Prazo indefinido: passagens físicas para uso geral (vermelhas) seguem sendo aceitas junto com os cartões eletrônicos até segunda ordem.