A chuva que atingiu Soledade na madrugada desta quarta-feira (1°) alagou 30 residências no município do norte do Estado. Conforme o último balanço da Defesa Civil, pelo menos seis famílias tiveram que deixar suas casas e estão abrigadas em residências de parentes.
Os registros de alagamentos ocorreram nos bairros Fontes, Ipiranga, Farroupilha, Botucaraí, Missões e Expedicionário — nestes dois últimos, o arroio Bernardina, que corta a região, acabou transbordando.
Ainda na madrugada de terça (30), 20 famílias buscaram o auxílio da Defesa Civil para a entrega de lonas e telhas.
A aposentada Luciara Taborda, 60 anos, foi uma das pessoas que teve a residência atingida. Moradora do bairro Missões há 20 anos, ela disse nunca ter visto um cenário parecido.
— Faz dois dias que estamos nessa situação. Perdemos tudo que tínhamos: roupeiros, máquinas, geladeira. E agora vivemos nessa apreensão caso o tempo não mude. Estamos apavorados – contou Luciara.
Segundo o Cemaden, o município registrou nos últimos dois dias 194,4 milímetros de chuva. Nas últimas 6h, choveu 116,6 milímetros. Isso representa mais de 70% da média esperada para o mês de maio, que é de 153 milímetros de chuva.
A Defesa Civil de Soledade monitora a situação qualquer contato pode ser feito pelo número (54) 9 96517857.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ampliou o alerta vermelho para temporais no RS. A previsão inicial era para o aviso de "grande perigo para acumulado de chuva" terminar às 18h de terça-feira, mas foi prorrogado para as 18h desta quarta-feira (1). O Inmet retirou o risco de granizo e vento forte durante as tempestades, mas destaca o alto volume de chuva em 24 horas.
Numa repetição de frequência assustadora, o excesso de chuvas fez parte do Rio Grande do Sul submergir novamente ontem. Com mais de 300 milímetros de precipitação acumulada em menos de 24 horas, a nova investida da natureza arrastou pontes, rompeu estradas, alagou cidades e matou ao menos oito pessoas, trazendo de volta a lembrança das enchentes que devastaram o Estado em setembro do ano passado.