O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ampliou o alerta vermelho para temporais no RS. A previsão inicial era para o aviso de "grande perigo para acumulado de chuva" terminar às 18h desta terça-feira, mas foi prorrogado para as 18h de quarta-feira (1). O Inmet retirou o risco de granizo e vento forte durante as tempestades, mas destaca o alto volume de chuva em 24 horas.
O alerta traz: "(Risco de) Chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia. Grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco."
Conforme a Defesa Civil do RS, 76 municípios gaúchos já foram impactados pela chuvarada. Há ainda:
- Pessoas em abrigos: 242
- Desalojados: 95
- Feridos: 5
- Óbitos: 3 — dois em Paverama, no Vale do Taquari, e um em Pântano Grande, no Vale do Rio Pardo
- Desaparecidos: 18
De acordo o meteorologista do Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas da Universidade Federal de Pelotas (CPPMet/UFPel), Henrique Repinaldo, o volume de chuva dos próximos dias pode superar os registrados em setembro do ano passado, quando, especialmente, o Vale do Taquari foi fortemente atingindo pela chuvarada que atingiu o RS.
— Estamos sob um forte bloqueio atmosférico que não permite que as frentes frias avancem para o norte do Estado. Com isso, a chuva fica "presa" — explicou Repinaldo durante o programa Timeline, da Rádio Gaúcha, desta terça-feira (30).
A chuva deve perder força a partir de sexta-feira, quando se desloca em direção a Santa Catarina. Apesar disso, ainda deve haver precipitação, em menor intensidade, em boa parte do RS. Além da chuva, o alerta do Inmet inclui a possibilidade de vento, granizo e raios.