Diante da instabilidade climática que o território gaúcho registra nos últimos dias, a Defesa Civil alerta para a condição de rios, arroios e pequenos córregos nas regiões que já receberam quantidades significativas de chuva. As previsões meteorológicas apontam para um volume alto de precipitações até sexta-feira (3).
Alguns municípios gaúchos já têm três vezes o volume de chuva previsto para o mês de abril. Há alertas para o risco iminente de transbordamento de rios em várias partes do Estado, que está sob alerta vermelho do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A meteorologia prevê situação pior do que a registrada em setembro do ano passado quando, especialmente, o Vale do Taquari sofreu com a chuvarada. Meteorologista do Inmet alertou sobre a chuva no RS que “infelizmente, o pior está por vir”.
Confira a situação por região
Vale do Rio Pardo
Os municípios que possuem rios que compõem essa bacia devem ficar em estado de atenção, pois eles continuarão recebendo elevados volumes. Por isso, devem adotar medidas de prevenção, especialmente para os moradores de áreas ribeirinhas.
Vale do Caí
O nível de inundação já está crítico. As pessoas que moram em áreas de risco devem procurar a Prefeitura de seus municípios para que sejam orientadas a buscarem abrigos.
Vale do Taquari
Duas regiões causam preocupação. A partir de Estrela, a situação está crítica e já há cota de inundação. Em Encantado, há cota de alerta. As populações ribeirinhas devem contatar a Defesa Civil do município para que sejam orientadas e encaminhadas a abrigos públicos.
Região Central
É preciso que se dê atenção especial aos rios pequenos, córregos e arroios, tendo em vista que foi a região que recebeu o maior volume de chuvas nas últimas 24 horas. As pessoas que moram em áreas próximas aos cursos de água devem contatar a Defesa Civil do município para que sejam orientadas e encaminhadas para abrigos públicos.
Região da bacia do Rio Jacuí
No Alto Jacuí (em Espumoso, na região da barragem de Passo Real e em Salto do Jacuí) e no Baixo Jacuí (a partir de Dona Francisca), o nível das águas estará alto, acima da cota de inundação, a partir de quarta-feira (1º). Por isso, as pessoas dessas regiões devem procurar a Defesa Civil dos municípios para que sejam orientadas e encaminhadas para abrigos públicos.
Na sequência, a partir da noite de quarta-feira, os municípios de Cachoeira do Sul e Rio Pardo já poderão ser afetados pelo aumento significativo dos níveis dos rios.
Os municípios de Charqueadas, Eldorado do Sul e as ilhas de Porto Alegre poderão verificar o aumento mais significativo dos níveis a partir de quinta-feira (2).
A Defesa Civil estadual alertou a população para a condição dos rios Jacuí e Toropi. Em relação ao Rio Jacuí, o órgão estadual orienta que os moradores de áreas ribeirinhas dos municípios de Agudo, Nova Palma, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, São João do Polêsine, Restinga Seca, Paraíso do Sul, Formigueiro, São Sepé e Cachoeira do Sul deixem áreas de risco e procurem abrigo em local seguro.
No que se refere ao Rio Toropi, o órgão deu a mesma orientação aos moradores de áreas ribeirinhas dos municípios de Quevedos, São Martinho da Serra, São Pedro do Sul, Toropi, Mata e Santa Maria.
Vale do Sinos
Apesar de apresentar uma elevação mais lenta, os municípios cujos rios pertencem a essa bacia devem começar a visualizar subida mais significativa do volume das águas a partir de quarta-feira. As pessoas que moram em áreas próximas a esses cursos de água devem contatar a Defesa Civil do município para que sejam orientadas e encaminhadas para abrigos públicos.
Outras regiões
Devido à persistência dos volumes, as regiões do rio Quaraí, em Quaraí, do rio Ibirapuitã, em Alegrete, e dos rios da bacia do Ibicuí também demandam maior atenção, devido à previsão de chuvas para os próximos dias.