O alto volume de chuva sobre o Rio Grande do Sul preocupa a população gaúcha. Em Faxinal do Soturno, na Região Central, e em Lagoa Bonita do Sul, no Vale do Rio Pardo, a chuva soma mais de 200 milímetros nas últimas 24 horas. A média mensal esperada para esses municípios era 155 e 143 milímetros, respectivamente. Especialistas alertam que em algumas regiões o volume total de chuva pode chegar aos 300 milímetros.
A terça-feira (30) será marcada pela continuidade da chuva no RS. A instabilidade segue em todas as regiões. Durante a tarde, o fenômeno ganha intensidade. Há alerta para temporais na Campanha, no Sul, na Fronteira Oeste e nas Missões.
Na quarta-feira (1º), o tempo permanece instável, e a área de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai volta a ganhar força no Estado. Segue o alerta para temporais na Campanha, no Sul, na Região Metropolitana, na Região Central, nos Vales, nas Missões e no Norte.
Na noite desta segunda-feira (29), o corpo de um idoso de 69 anos foi localizado, em Paverama, no Vale do Taquari. De acordo com os Bombeiros Voluntários de Teutônia, que atenderam a ocorrência, ele seria o condutor de um carro que foi arrastado pela correnteza de um córrego.
A chuva deve perder força a partir de sexta-feira (3), quando se desloca em direção a Santa Catarina.