Os moradores de Barra do Rio Azul, no norte do RS, aproveitaram o domingo (5) de sol para trabalhar na limpeza das casas, terrenos e ruas da cidade. Centenas de voluntários também se uniram para ajudar no trabalho. Segundo a Defesa Civil do município, 70 pessoas ainda estão fora de casa.
Em seis meses, essa foi a segunda vez que moradores da cidade viram a água tomar conta de casas e ruas. Em novembro de 2023, o município ficou embaixo d'água e muitos moradores vivem novamente essa situação dramática.
O trabalho de limpeza que começou na cidade ainda no sábado (4) se intensificou neste domingo (5) com a presença do sol. Centenas de voluntários de municípios vizinhos se reuniram para ajudar na limpeza das casas atingidas. As fortes chuvas registradas na quinta-feira (2) elevaram o nível do Rio Paloma e do Rio Azul, que cortam a cidade, e causaram uma das maiores enchentes do município.
Em Barra do Rio Azul não há desabrigados, mas, segundo o município, pelo menos 70 pessoas ainda estão em casas de familiares e amigos e aguardam para poder voltar para suas casas. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo e representante da Defesa Civil no município, Anderson Bagatini, os terrenos públicos e as ruas também foram limpos, mas muita coisa ainda precisa ser feita.
— Amanhã (segunda-feira) nós vamos continuar a limpeza, alguns lugares públicos e terrenos ainda precisam ser limpos. Mas no geral, ruas foram desbloqueadas e muitas casas foram limpas — relatou o secretário.
No interior do município, quatro pontes foram destruídas pelas chuvas e ainda precisam ser reconstruídas. Mas, de acordo com Bagatini, nenhuma comunidade está completamente isolada. Estão sendo utilizados caminhos alternativos para acessar esses locais. A secretaria municipal de Educação informou que as aulas seguem suspensas no município pelo menos até a próxima quarta-feira (8).
Como ajudar
O município tem ponto de recebimento de doações no Ginásio Municipal de Esportes e o pedido, principalmente, é para itens de higiene e limpeza, água e colchões. Quem puder, também pode contribuir via pix, através da chave 935391530001-92, CNPJ da prefeitura de Barra do Rio Azul.