A chuva que atinge o RS desde terça-feira (30) chegou com maior intensidade ao norte gaúcho nesta quinta-feira (2). Em Passo Fundo, 2.270 clientes estão sem energia elétrica, principalmente no centro da cidade, conforme informações da RGE.
Em nota, a concessionária afirmou que equipes trabalham neste momento para retomar o serviço. O trânsito flui normalmente. Nas últimas 24h, conforme o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Passo Fundo registrou 106 milímetros de chuva, sendo 30,6mm somente nas últimas seis horas.
Com o alto volume de chuva, oito pessoas precisaram ser resgatadas pela Brigada Militar e Defesa Civil na localidade de Passo do Chinelo, no interior do município, durante a madrugada. O resgate aconteceu por volta das 5h, em uma área de difícil acesso, que foi inundada por um arroio.
Além disso, a RS-324, entre Passo Fundo e Marau, está parcialmente bloqueada no km 208, na localidade de São Luiz da Mortandade, devido ao alagamento na pista.
Na região de Passo Fundo, cidades como Marau, Vila Maria, Casca, Espumoso, Ronda Alta e Santo Antônio do Palma contabilizam estragos estruturais e famílias afetadas pelos temporais.
O temporal deixou 13 mortos e pelo menos 21 desaparecidos, conforme último boletim atualizado pela Defesa Civil. Até o momento, 5.257 pessoas estão fora de casa e 134 municípios registraram estragos. As principais regiões atingidas são a Metropolitana, Central, Vale do Rio Pardo, Vale do Taquari e Serra Gaúcha. Confira a cobertura completa em GZH.