Em Vila Maria, município de 4,3 mil habitantes no norte do RS, cerca de cem famílias estão fora de casa. Elas tiveram suas residências invadidas pela água da chuva, que não teve para onde escoar. Os moradores estão sendo abrigadas no Centro de Referência.
A RS-324 chegou a ser bloqueada por volta das 6h desta quinta-feira (2) devido à água na pista. A ponte sobre o rio Tarimba, no centro da cidade, acabou submersa após a chuva que atinge a região se intensificar. O trânsito já foi liberado, mas o local está sendo monitorado.
Os atendimentos na Unidade Básica de Saúde (UBS) II foram suspensos depois que o local ficou alagado, e realocados para a UBS Central. Já as aulas em Vila Maria estão suspensas.
No interior do município, estradas e acessos tiveram estragos. A prefeitura ainda contabiliza os prejuízos por conta das fortes chuvas.
Desalojados em Marau
Na cidade vizinha de Marau, pelo menos 30 famílias foram atingidas pela enxurrada que castigou a cidade na madrugada. Conforme a Defesa Civil do município, desde às 3h já choveu mais de 117 milímetros no município. Em 24h o acumulado de chuva passa dos 200 milímetros, e as aulas na rede municipal foram suspensas.
Os bairros mais atingidos são Santa Helena, Constante Fuga, Loteamento Dalberto, Santa Isabel, São Cristovão, Novo Horizonte, Santa Rita e Jardim América. Na área rural, a Comunidade de Gruta do Rio Maral também foi bastante castigada.
Ainda de acordo com a Defesa Civil, 30 pacientes de uma clínica de reabilitação precisaram ser removidos da unidade e estão no Salão do Ginásio Municipal. O local foi aberto pela prefeitura para receber as pessoas que necessitam de ajuda.
Durante a madrugada, uma ponte localizada na comunidade Carrascal, entre Marau e Camargo, foi levada pela enxurrada. O Corpo de Bombeiros informou que seis famílias foram removidas de suas casas em decorrência dos alagamentos e estão nas casas de parentes.
Alagamentos em Casca
Em Casca, pontos de alagamento foram registrados depois que um dos arroios da cidade começou a transbordar. Conforme a prefeitura, quatro famílias precisaram de auxílio para deixar os móveis em locais mais altos, mas até o momento, nenhuma delas precisou sair de casa.
As localidades de Geral Velha, Linha Treze, Parobé e Distrito Evangelista estão com algumas estradas obstruídas por árvores que caíram após os fortes ventos registrados na madrugada desta quinta-feira (2). As aulas na rede municipal estão mantidas, mas o transporte para alunos do interior foi suspenso. A prefeitura também suspendeu o transporte para pacientes com consultas e cirurgias eletivas.
O temporal deixou 13 mortos e pelo menos 21 desaparecidos, conforme último boletim atualizado pela Defesa Civil, às 18h de quarta-feira (1°). Até o momento, 3.416 pessoas estão fora de casa e 114 municípios registraram estragos. As principais regiões atingidas são a Metropolitana, Central, Vale do Rio Pardo, Vale do Taquari e Serra Gaúcha. Confira a cobertura completa em GZH.
Colaborou Alessandra Hoppen