Entre a noite de quarta-feira (1°) e a manhã desta quinta-feira (2), os temporais que atingem o RS chegaram com mais força ao norte do Estado. Em Santo Antônio do Palma, município de dois mil habitantes, boa parte da cidade está alagada.
De acordo com a Defesa Civil, moradores precisaram deixar suas casas durante a madrugada, e são recebidos na Escola Municipal Professor José Mattiello. O órgão ainda contabiliza o número total de afetados.
O posto de saúde do município também ficou alagado. No momento, há registro de falta de energia e prejuízos também no interior, mas ainda sem detalhes dos estragos.
Também na região Norte, Ronda Alta registrou o desabamento de um posto de combustíveis às margens da RS-324, mas ninguém ficou ferido. Duas famílias precisaram sair de casa devido ao destelhamento total de suas casas, e outras seis residências tiveram destelhamento parcial.
O temporal deixou 11 mortos e pelo menos 21 desaparecidos, conforme último boletim atualizado pela Defesa Civil, às 18h de quarta-feira (1°). Até o momento, 3.416 pessoas estão fora de casa e 114 municípios registraram estragos. As principais regiões atingidas são a Metropolitana, Central, Vale do Rio Pardo, Vale do Taquari e Serra Gaúcha. Confira a cobertura completa em GZH.