Em Espumoso, 30 famílias precisaram deixar suas casas, entre o fim da noite de quarta (1°) e madrugada desta quinta-feira (2) por causa de alagamentos na cidade. Conforme a Defesa Civil do município choveu mais de 250 milímetros em 24 horas.
De acordo com o órgão, o Rio Jacuí, já subiu em torno de 3m50cm e o arroio Tigreiro que passa no meio da cidade está transbordando em todas as pontes.
Os bairros mais atingidos são Santa Júlia, Centro, Centro, São Jorge, São Sebastião e Martini.
No interior do município também há registro de alagamentos e famílias ilhadas.
Segundo o coordenador da Defesa Civil da cidade, Cesar Vinchiguerra, praticamente as vias de acesso ao interior do município estão obstruídas, uma vez que o Rio Butiá e o Rio Morcego transbordaram. As aulas foram suspensas na cidade.
O temporal deixou 13 mortos e pelo menos 21 desaparecidos, conforme último boletim atualizado pela Defesa Civil, às 18h de quarta-feira (1°). Até o momento, 3.416 pessoas estão fora de casa e 114 municípios registraram estragos. As principais regiões atingidas são a Metropolitana, Central, Vale do Rio Pardo, Vale do Taquari e Serra Gaúcha. Confira a cobertura completa em GZH.