Centenas de fiéis participaram nesta quinta-feira (30) da celebração e procissão de Corpus Christi em Passo Fundo. A missa aconteceu às 15h no Santuário Nossa Senhora Aparecida. Logo após, os fiéis também participaram da procissão no entorno do santuário.
Para os católicos, a comemoração sempre ocorre em uma quinta-feira após a solenidade da Santíssima Trindade, 60 dias depois da Páscoa, em alusão à Santa Ceia. O objetivo é afirmar o sacramento da Eucaristia instituído por Jesus Cristo na Quinta-Feira Santa.
É nesta data também que são confeccionados os tradicionais tapetes coloridos, por onde passa o Corpo de Cristo durante a procissão. Para o padre Eberson Fontana, reitor do Santuário, a data resgata o sacramento da Eucaristia e adoração da presença de Cristo na igreja.
— A celebração representa a demonstração pública da fé e amor de Jesus Cristo, por meio da arte. O ato acompanhado da procissão reforça essa demonstração de fé, amor, relação e compromisso com a eucaristia — esclareceu.
Corpus Christi: a celebração da eucaristia
Do latim, o termo significa "corpo de Cristo", e teve data instituída no calendário católico em 1264 para ser celebrada na quinta-feira após a Solenidade da Santíssima Trindade.
Conforme o arcebispo de Passo Fundo, Dom Rodolfo Luís Weber, a origem do Sacramento da Eucaristia se dá na Quinta-Feira Santa, quando Jesus reúne os apóstolos, toma o pão, o vinho e pronuncia dizendo: “este é meu corpo e meu sangue, fazei isto em memória de mim”.
— Essa festa realça a importância desse sacramento e acontecimento da vida de Cristo e também da Igreja. Cada vez que se celebra a data, faz-se referência a esse acontecimento, que dá origem ao sacramento — explica.
Uma forma de celebrar a data no Brasil é com uma procissão em trajeto enfeitado com tapetes com cenas e símbolos importantes da fé católica. A tradição, uma herança de Portugal, valoriza e realça a presença de Jesus Eucarístico de forma artística, normalmente com areia ou serragem, e torna pública a fé na presença de Jesus Cristo.