Um artesão de São Leopoldo, no Vale do Sinos, poderá entrar em breve para o registro de recordes nacionais pela confecção da maior Santa Ceia em MDF vazado do Brasil. O painel, com 6,55 metros de comprimento e 2,38 metros de altura, foi projetado e construído por Paulo Schaefer, conhecido como Paulinho dos Quadros.
Natural da comunidade do Arroio Jaguar, no município de Alto Feliz, no Vale do Caí, atualmente Schaefer reside com a esposa na Vila Glória, no bairro Scharlau. O artesão vive da produção de peças decorativas para festas de aniversário, mas ficou conhecido na comunidade capilé pelas peças sacras em homenagem a Padre Reus.
Todos os anos, Schaefer produz itens temáticos em datas comemorativas. Na Páscoa do ano passado, os coelhos de MDF confeccionados por ele foram um sucesso de vendas, diz. Para a Quaresma deste ano, entretanto, ele queria algo maior. Foi depois do Natal de 2021 que surgiu a ideia produzir uma Santa Ceia em escala ampliada, até então nunca feita por ele.
As tratativas com a empresa RankBrasil, que registra exclusivamente recordes brasileiros, começaram em 10 de janeiro. Quando recebeu a confirmação de que uma nova categoria poderia ser aberta para a sua ideia, no dia 17 de janeiro, Paulinho deu início aos trabalhos.
A confecção da Santa Ceia levou cerca de 12 dias, cinco destes destinados ao recorte vazado da matéria-prima. O trabalho foi intercalado com as demais atividades profissionais do artesão. Foram utilizadas seis chapas de MDF com 2,75 metros de comprimento por 1,85 metro de altura. A base do painel recebeu uma camada de verniz com tons semelhantes a madeira
No total, foram empregados 15,58 metros quadrados de material. Somente para a figura central do painel, foram utilizadas duas chapas com cinco metros de diâmetro. O artesão conta que a matéria-prima para a obra foi doada pelo empresário Leandro Souza, proprietário da Multifer, estabelecimento onde ele costuma comprar materiais para seus trabalhos. Já o custeio para o registro do recorde na empresa RankBrasil foi feito a partir de uma vaquinha online.
— Quando recebi a resposta eu tinha a ideia e a vontade de fazer. Não tinha dinheiro, nem nada. Como compro sempre do mesmo fornecedor, fui trocar uma ideia com ele. Foi em uma quarta-feira. Na segunda-feira, todas as chapas estavam aqui. Esse apoio foi fundamental — lembra Paulinho.
A obra já se tornou conhecida na vizinhança. Schaefer comenta que diversas pessoas têm visitado sua casa nos finais de semana para conferir a Santa Ceia. O artesão prevê um lançamento oficial do painel para Semana Santa. A RankBrasil também estuda uma data para visitar a obra e, caso esteja dentro dos padrões especificados pela empresa, reconhecer e oficializar o recorde.