Integrantes da Apae Passo Fundo entregam mudas de árvores nativas, como leucena, angico e ingá, aos visitantes que passaram pela estande da instituição na Expodireto, em Não-Me-Toque, desde a segunda-feira (4).
Ao todo, são 7 mil mudas distribuídas das 11h às 17h por cerca de 50 pessoas com deficiência intelectual assistidas pela Apae. Esse é o terceiro ano da iniciativa, que leva o nome de “Viveiro da Cidadania”.
Segundo a coordenadora do projeto, Maria Carolina Rovani, a abordagem em 2024 foi promover a inclusão social na prática. Por isso, os membros da Apae convidaram os visitantes a entrar no viveiro e conhecer o processo produtivo das mudas, desde a coleta e limpeza das sementes até a germinação e etapas para levar as árvores à feira.
No final, os visitantes recebem uma muda de árvore nativa produzida no viveiro. O objetivo da ação é possibilitar que os assistidos rompam a barreira de falar com pessoas que eles não conhecem.
— Estar aqui é um diferencial muito grande para eles. É uma experiência diferente e sempre muito esperada. Ao longo do ano, a gente colhe o que a motivação da Expodireto nos causou. Eles ficam muito felizes em estar aqui (na feira) e representar o Viveiro da Cidadania — conta.
Nesse ano, um dos anfitriões do viveiro é o usuário da Apae Paulo Henrique dos Santos Lopes, que participou em todos os anos da ação.
— Para mim é uma satisfação estar na equipe do viveiro e participar da Expodireto. Eu gosto de ajudar meus colegas que tem algumas dificuldades para explicar as mudas — destaca.
Quem visita enxerga de longe a empolgação de quem atua no local. A enfermeira Tatiane Ramos Dias, de Passo Fundo, visitou a Expodireto na quinta-feira (7) e aproveitou para conhecer o projeto:
— Achei muito interessante, muito bonito. Foi uma experiência legal, eles nos explicaram como é feito o processo da planta e o projeto e ainda ganhei uma muda de ipê, que é uma árvore que eu acho linda.
Serviço
- Quando: até sexta-feira (8)
- Onde: estande da Apae na Expodireto Cotrijal (ao lado da entrada principal, próximo das bandeiras)
- Horário: até as 17h