Depois de quatro dias intensos, a Expodireto chegou ao seu último dia nesta sexta-feira (8) em Não-Me-Toque, no norte gaúcho. Pelo menos 80,3 mil pessoas visitaram o evento só na quinta (7), totalizando 336.600 visitantes na 24ª edição — um recorde de público.
Nesta sexta, a organização divulga os números da edição, às 16h. A expectativa é que haja recorde também em transações econômicas, superando os R$ 7 bilhões em negociações contabilizados na feira passada.
Até que o dia não termina, porém, a Expodireto segue com uma programação especial para encerrar a feira com chave de ouro. A partir das 9h, um debate sobre segurança alimentar deve chamar a atenção no Pavilhão Internacional, onde se encontram pesquisadores e lideranças gaúchas com representantes do governo da Nigéria.
A partir das 10h, no Palco Cotrijal (Arena Agrodigital), um encontro dialoga sobre a mulher no agro em celebração ao Dia Internacional da Mulher. No mesmo horário, no Auditório Central, começa o 12º Fórum do Jovem Cooperativista.
Enquanto isso, os visitantes podem conhecer os expositores de insumos agrícolas, maquinários e produções da agricultura familiar. Confira a programação da Expodireto desta sexta-feira (8) a seguir:
Programação da Expodireto desta quinta-feira (7)
- 9h: Momento Especialista do Agro (até 9h45min) — Estande da Produção Vegetal Cotrijal
Glauber Stürmer aborda "Pragas emergentes nas cultura de verão"
- 9h: Exposição Biotrop (até 17h30min) — Casa do Meio Ambiente
Objetivo é demonstrar os produtos biológicos e naturais para o uso na agricultura e pecuária, promovendo a saúde das plantas e do solo, reduzindo o uso de insumos químicos e contribuindo para a agricultura regenerativa
- 9h: Segurança alimentar como defesa (até 10h30) — Pavilhão Internacional
Com Christopher Gwabin Musa (chefe do Estado-Maior de Defesa da Nigéria), Kennedy Oghemudia Osemwegie (adido de defesa da Nigéria no Brasil), José Luiz Bozzetto (vice-coordenador do Comitê das Indústrias de Defesa e Segurança da Federação das Indústrias do Estado do RS), Tãnia Menegol (doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos do Senais RS) e Evaldo Silva Junior (diretor de Promoção Comercial, Investimentos e e Assuntos Internacionais da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RS)
- 9h: Inovação e empreendedorismo na Medicina Veterinária e Zootecnia e oportunidades para profissionais (até 9h50min) — Palco Cotrijal (Arena Agrodigital)
Com os médicos veterinários Marina Ragagnin de Lima e Fernando Piloto
- 10h: Cozinha Show — Casa Emater
Oficina de risoto de bacon com cerveja
- 10h: Mulheres do agro (até 12h) — Palco Cotrijal (Arena Agrodigital)
Com Atitus e Sebrae
- 10h: 12º Fórum do Jovem Cooperativista (até 12h) — Auditório Central
- 10h30min: Aeromot (até 11h30min) — Pavilhão Internacional
Com Guilherme Cunha, presidente da Aeromot
- 11h30min: A contribuição da área de segurança pública e prevenção de sinistros no desenvolvimento do agro (até 13h) — Pavilhão Internacional
Com a Secretaria de Segurança Pública Corpo de Bombeiros Militar do RS Brigada Militar Polícia Civil
- 13h: Corteva Clube Agro (até 15h) — Palco Cotrijal (Arena Agrodigital)
- 14h: Audiência Pública do Senado (até 16h) — Auditório Central
Projetos e oportunidades do modal ferroviário no Rio Grande do Sul
- 14h: Cozinha Show — Casa Emater
Oficina de risoto de espinafre com pimenta biquinho
- 16h: Divulgação dos números da feira — Casa da Imprensa