Além de Frederico Westphalen, outras cidades gaúchas registraram transtornos por causa do excesso de chuva entre segunda (18) e terça-feira (19). Na Região Noroeste, Santa Rosa e Santo Ângelo tiveram alagamentos e prejuízos depois que a água invadiu casas.
Segundo a Defesa Civil municipal, Santa Rosa registrou cerca de 90 milímetros de chuva nas últimas 24h. Conforme dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), choveu 199mm até o dia 19 em Santa Rosa, o que representa 150% da média normal para o mês.
Uma ponte na comunidade de Lajeado Figueira, no interior do município, despencou com a força da água. Na área urbana, o Rio Pessegueirinho, que corta a cidade, transbordou e atingiu casas. Alguns moradores perderam móveis e eletrodomésticos. Não há registro de desalojados.
Pelo menos 10 famílias tiveram prejuízos, conforme levantamento do Corpo de Bombeiros. Os bairros mais prejudicados foram o Sulina e o Timbaúva. Há registro de bueiros e bocas de lobo obstruídos por causa do grande volume de chuva.
Em Santo Ângelo, cerca de 100 pessoas foram afetadas pela chuva. Conforme o município, foram cerca de 90 milímetros em apenas quatro horas, entre as 19h30min e 23h de segunda-feira. O volume causou alagamentos nos bairros Harmonia, Pró Morar, Centro, Padoin, Emília, Meller Norte e na linha Paraíso.
A água invadiu pelo menos 25 casas e danificou móveis, utensílios domésticos e automóveis. As zonas norte e leste da cidade registraram falta de energia elétrica durante a noite. O serviço já foi restabelecido.
No momento, a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros prestam atendimentos aos moradores afetados e realizam o cadastro para atendimento da assistência social àqueles que tiveram suas casas alagadas.