A forte chuva que atinge a metade norte do Rio Grande do Sul, desde a noite desta segunda-feira (18), já causa transtornos.
Em Frederico Westphalen, 15 pessoas estão desabrigadas e cerca de 60 estão desalojadas, estima o vice-prefeito do município, João Vendruscolo. Em sua maioria, são moradores da área urbana do município. Os bairros Jardim Primavera (veja vídeo abaixo) e Aparecida são os mais atingidos. Até o início da madrugada desta terça-feira (19), não há registro de feridos.
Os moradores foram realocados para abrigos da cidade e residências de amigos e familiares. De acordo com a prefeitura, a chuva intensa por um período de pelo menos 30 minutos foi suficiente para a água invadir residências e empresas na cidade.
— Nunca se viu tanta chuva em meia hora. Foi demais. Foi um absurdo. Não conseguimos nem fazer levantamento ainda. Estamos cogitando até decretar situação de emergência — afirmou o prefeito José Panosso à reportagem, na noite desta segunda.
De acordo com a Climatempo, entre 19h e 20h, foram 41,6mm de chuva. À meia-noite, o acumulado já alcançava os 75,2mm. A média mensal para a cidade é de aproximadamente 140mm. As pancadas seguiram até por volta de meia-noite, segundo os bombeiros, que atenderam diversos chamados de alagamentos.
A Defesa Civil ainda não contabilizou os danos e deve continuar com as atividades durante esta madrugada.
Veja vídeo:
Alagamentos em Santo Ângelo
Na região das Missões, em Santo Ângelo, uma forte chuva atingiu a cidade por volta das 19h. Segundo o Corpo de Bombeiros, em questão de uma hora, foram 95mm de chuva. Uma árvore caiu na Avenida Getúlio Vargas, na área central, e houve alagamento em pontos baixos da cidade. As pancadas seguiram até às 23h.
Segundo a Defesa Civil municipal, a água invadiu cerca de 25 residências, danificando móveis, veículos e utensílios domésticos. As localidades mais afetadas foram Harmonia, Promorar, Linha Paraíso, Padoin, Emilia e Meller Norte. Aproximadamente 100 pessoas foram afetadas, mas nenhuma precisou ficar fora de casa.
Árvores caídas na pista
No Noroeste, o Corpo de Bombeiros de São Luiz Gonzaga foi chamado para 27 ocorrências relacionadas à chuva desde às 19h. Na própria cidade, foram 15. Em Dezesseis de Novembro, município próximo, foram nove. Em Roque Gonzales, uma. E em São Nicolau, duas. Todas são referentes a cortes de árvores e limpezas de rodovias. A chuva na região parou durante a noite.
Na RS-168, em Roque Gonzales, árvores e galhos caídos sobre a pista, que também estava molhada, foram o cenário onde aconteceu um engavetamento entre quatro carros e um caminhão na noite desta segunda-feira (18). Duas pessoas ficaram feridas. O acidente ocorreu no km 561, por volta das 19h. O condutor do caminhão não teria conseguido frear e colidiu contra os automóveis.
Os bombeiros atenderam um homem, que estava em um dos carros e ficou ferido. Ele foi levado para o hospital de Roque Gonzales. Outra pessoa também teve ferimentos, mas foi conduzida para atendimento por quem estava próximo do local.
Não houve bloqueio na pista, mas os bombeiros trabalharam durante a noite na remoção dos galhos.
Ainda na Região Noroeste, em Três de Maio, o Corpo de Bombeiros local atendeu a uma ocorrência de corte de árvore na área central da cidade. Em Horizontina, a chuva também foi intensa, mas não houve registro de chamados por conta das condições meteorológicas. Já em Três Passos, uma árvore caiu em uma rodovia e uma residência solicitou lona por conta de goteiras.