A região norte do RS teve 132,6 mil metros quadrados de vegetação nativa desmatados em menos de uma semana. Os flagrantes foram feitos pelo 3° Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM) em três municípios: Casca, Rodeio Bonito e Cristal do Sul. A área destruída equivale a mais de 12 campos de futebol oficiais.
A ocorrência mais recente foi em Casca, onde 6,5 hectares de Mata Atlântica foram derrubados em duas propriedades da zona rural. O caso aconteceu na última sexta-feira (22), quando os responsáveis foram identificados e informaram não possuir licença ambiental para o manejo florestal das áreas.
O mesmo crime já havia sido registrado na terça-feira (19), quando mais de 6,7 hectares de desmatamento foram flagrados entre Rodeio Bonito e Cristal do Sul. Os proprietários também não tinham autorização para a supressão de vegetação nativa.
Nos três casos houve registro do boletim de ocorrência e os responsáveis responderão por crime ambiental contra a flora, cuja pena varia de multa até detenção, de um a três anos. O desmatamento florestal e uso irregular do solo causam diversos impactos ao meio ambiente, prejudicando a biodiversidade e causando alterações no clima.
Essa não foi a primeira vez que os municípios registraram casos de desmatamento. De acordo com os dados da plataforma Mapbiomas, Rodeio Bonito teve outra ocorrência do crime em 2023. Já Cristal do Sul teve oito alertas entre 2020 e 2023.
Casca, por sua vez, registrou 18 alertas desde 2019 e soma mais de 28,3 hectares destruídos. A região vive uma crescente nos casos de desmatamento: de 2019 a 2023, mais de 16,9 milhões de metros quadrados de mata nativa foram destruídos no norte do RS, como mostra a reportagem especial de GZH.