Entre tecnologias obsoletas, como videocassetes e aparelhos de DVDs, e dispositivos substituídos por outros mais modernos, como televisores e celulares, Passo Fundo produziu cerca de 4 toneladas de lixo eletrônico em 2023. Esses equipamentos lideram a lista dos itens descartados com mais frequência, segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAM).
Conforme levantamento, o volume de lixo eletrônico registrado nos ecopontos do município no ano passado foi 25% maior que o registrado em 2022, quando foram descartadas 3,2 toneladas desses resíduos em Passo Fundo.
A estimativa é que até 70% desses itens tenham sido reciclados pela cooperativas ou reaproveitados após passar pelas usinas de triagem do município. Conforme o secretário de meio ambiente, Rafael Colussi, o município registra poucos casos de descarte irregular nesse segmento de resíduos.
Segundo ele, a população criou o hábito de fazer o descarte correto desses produtos ao longo dos anos, o que contribui para o aumento da produção de lixo eletrônico no município ao longo dos anos.
— O município vem num crescente aumento de recebimento deste tipo de resíduo. A média dos anos anteriores girava em torno de 1,5 tonelada a 2 toneladas de eletrônicos destinados pela comunidade. Entretanto, essa adesão ao serviço de descarte correto aliado fez com que fosse gerado mais resíduos desse tipo na cidade — detalha o secretário.
Onde descartar lixo eletrônico em Passo Fundo
Além de celulares ou televisores, podem podem ir para o lixo eletrônico lâmpadas, rádios, calculadoras, eletrodomésticos, monitores, baterias portáteis de até 9 V e pilhas. De modo geral, são todos os resíduos compostos por materiais como vidro, plástico, componentes eletrônicos e metais pesados que precisam de processos específicos para o seu descarte a fim de evitar danos ao meio ambiente.
Em Passo Fundo, esses materiais podem ser descartados nos seguintes locais:
Ecoponto fixo
- Endereço: esquina da Rua Eduardo de Brito com a Rua Jacinto Vila Nova, no bairro Annes (junto à fábrica de tubos da prefeitura)
- Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 8h às 11h30min e 13h30min às 17h
- Contato: (54) 3312-9201 ou 3317-2529
Ecopontos móveis
- Endereço: têm local alterado conforme rodízio nos bairros (saiba onde estão através do app Cidadão Online)
- Contato: (54) 3313-7576
O lixo eletrônico também pode ser descartado juntos às três cooperativas de recicladores conveniadas com a prefeitura para reciclagem:
- Cooperativa Amigos do Meio Ambiente (Coama)
- Cooperativa Mista de Produção e Trabalho dos Empreendedores Populares da Santa Marta (Cootraempo)
- Associação de Recicladores Parque Bela Vista (Recibela)
O que não é aproveitado nesses locais é encaminhado a usina de triagem, onde posteriormente é enviado para um aterro em Victor Graeff. Segundo a Smam, todos os dias Passo Fundo produz cerca de 200 toneladas de lixo. Do volume, apenas 6% é reciclado.