Das 170 toneladas de resíduos domésticos gerados em Passo Fundo diariamente, apenas 6% são reciclados e reaproveitados. Apesar de estar acima da média nacional de 4%, ainda há muito o que avançar, visto a condição em que são condicionados os materiais para destinação correta. No centro da cidade, os contêineres azuis que são delimitados para materiais recicláveis, são diariamente usados para descarte de lixo orgânico, de banheiro e até de materiais contaminados.
Desta forma, tudo é enviado junto para a Associação de Recicladores Parque Bela Vista (Recibela), que recebe o que deveria ser o lixo reciclável de toda a cidade diariamente, dificultando a triagem e até mesmo a destinação. Nesta reportagem, GZH Passo Fundo te ensina a como fazer a separação correta, e quais canais conveniados com a prefeitura para fazer a destinação.
O que pode e o que não pode
Podem ser colocados nos contêineres azuis do centro da cidade, ou delimitados como recicláveis nos demais bairros: materiais em plástico, metal, papel e vidro. Ainda, óleo de cozinha, isopor e eletrônicos também podem ser enviados para reciclagem (confira abaixo).
Para facilitar esta separação, é recomendável que se tenha lixeiras separadas em casa, uma para os resíduos orgânicos (alimentos), e outra para os resíduos recicláveis.
— Não é preciso limpar 100% os materiais, a gente só precisa que eles estejam secos ou que não tenham líquidos que possam contaminar os demais materiais, como restos de leite, óleo, iogurte, etc. Eles precisam estar secos e, claro, que não venham misturados com nada de resíduo orgânico — explica a cooperada e secretária da Coama, Raquel Fernandes.
- Plásticos: garrafas, sacolas, embalagens de produtos de higiene, limpeza e diversas
- Metais: ferro, aço, alumínio, alumínio chapa, lata, metal, cobre, chumbo, inox e outros
- Papéis: papelão, folhas, revistas e outros
- Vidros: garrafas e demais peças inteiras ou quebrada
- Óleo de cozinha: é realizada coleta de óleo de cozinha usado. É possível também solicitar a abertura de um ponto de coleta em seu estabelecimento. As associações possuem bombona para acondicionamento e material educativo para conscientização
- Isopor: é recolhido para destinação, estando limpo e embalado
Coleta nos bairros
Três cooperativas conveniadas com a prefeitura fazem o recolhimento bairro a bairro e de residências, condomínios e empresas que estejam conveniados. É feito um itinerário conforme demanda de cada local, e pessoas físicas podem se cadastrar gratuitamente para terem os resíduos recolhidos em casa.
Itinerário da coleta seletiva
- Cooperativa Amigos do Meio Ambiente (Coama): toda a Vila Rodrigues;
- Cooperativa Mista de Produção e Trabalho dos Empreendedores Populares da Santa Marta (Cootraempo): Menino Deus (todo o bairro), Cohab/Secchi (todo o bairro) e Berthier (parte do bairro);
- Associação de Recicladores Esperança da Vitória (Arevi): Planaltina (todo o bairro), Lucas Araújo (todo o bairro) e Dom Rodolfo (parte do bairro).
Ecopontos
Focado em resíduos volumosos, o centro de descarte municipal fica localizado rua Jacinto Vila Nova, no Bairro Annes (junto à fábrica de tubos da prefeitura). É possível destinar gratuitamente resíduos da construção civil, sobras de podas e jardinagem, óleo de cozinha, eletrônicos, papel, plásticos, metais e vidros. É aberto de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h.
Já para descartar pneus inservíveis, existe o ecoponto da Avenida Perimetral (próximo à pedreira municipal), no Bairro São Luiz Gonzaga. São aceitos pneus de bicicletas, motocicletas, carros e caminhões. Funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h.
Por meio do aplicativo Cidadão Online de Passo Fundo, é possível agendar a retirada de materiais em casa, incluindo móveis inservíveis. Mediante cadastro, é preciso informar detalhes, endereço e até enviar fotos do material a ser buscado.
Contatos:
- (54) 3045-1262 ou (54) 9 9697-1908 – Projeto Transformação
- (54) 9 9131-0502 – Coama
- (54) 9614-6912 – Cootraempo
- (54) 9 9919-7454 – Arevi
- (54) 3045-1968 – Codepas
- (54) 3312-6385 – Via Norte
- (54) 3317-2529 – Smam