Os moradores do loteamento Canaã solicitam a ampliação de horários de transporte público na região, localizada atrás do bairro Leonardo Ilha, em Passo Fundo. O pedido é de que a empresa de transporte público Coleurb, que faz a linha loteamento Leonardo Ilha/Vera Cruz, amplie a grade de horários noturnos em dias úteis.
Segundo os moradores, a linha passa pelo local no início da noite, por volta das 19h20min e depois só às 23h05min, em dias da semana, conforme também consta no site da empresa. Além disso, eles pedem que as linhas passem em domingos e feriados.
A moradora Daiane Flores utiliza a linha todos os dias para ir ao trabalho. Segundo ela, são cerca de 250 famílias que moram no loteamento e que necessitam do transporte público. Em alguns casos, pela falta de horários disponíveis, os passageiros precisam se deslocar até o loteamento Leonardo Ilha para conseguir pegar o ônibus.
— Só uma linha de ônibus entra no Canaã. Se alguém precisa pegar ônibus em outro horário, precisa sair dali. Só que é perigoso, tem deslocamento, demora, chuva. Tem muitas donas de casa que trabalham até às 22h e não tem ônibus neste horário dentro do loteamento. É bem complicado — declara.
A presidente do loteamento Canaã, Flávia Chaves Rosa, afirma que a demanda existe há mais de um ano. Segundo ela, além da possibilidade de mais opções de horários, outra demanda é quanto às paradas de ônibus:
— Nós temos apenas três pontos de ônibus no loteamento. E são pontos, porque não temos cobertura, então não podemos dizer que são paradas de ônibus. As pessoas ficam na chuva, se molham.
Sobre os horários, Flávia disse que a empresa disponibilizou recentemente outro horário à noite, às 23h05min, após pedidos da comunidade. No entanto, existe um período de quase três horas sem ônibus, das 19h20 às 23h05min.
— Fica muito tempo sem ônibus ali. De noite, quando as pessoas precisam por causa do trabalho. Nos domingos e feriados, o ônibus não entra no Canaã. Temos muitas pessoas que trabalham nestes dias — reforça.
Coleurb analisa pedido
Em posicionamento à GZH Passo Fundo, a Coleurb relata que recebeu um ofício assinado pelo presidente da Câmara de Vereadores de Passo Fundo, Alberi Nascimento Grando, em 16 de maio, em que solicita a ampliação no atendimento da empresa no loteamento Canaã e também no bairro José Alexandre Zachia.
Segundo a nota oficial, o documento pede "que seja prestado um serviço com eficiência, incluindo os bairros mais afastados, cumprindo os horários e itinerários do período pré-pandêmico”.
A Coleurb analisa a ampliação e pontua que é importante contextualizar que a trafegabilidade no loteamento é um ponto fundamental na análise da ampliação. Segundo a empresa, a área técnica esteve no local e identificou péssimas condições nas ruas.
GZH Passo Fundo
Entre em contato conosco: