Uma semana depois do temporal que deixou milhares de clientes sem luz em municípios do RS, a falta de energia segue em diversos pontos do Estado, em especial nas Regiões Norte e Noroeste. Em nota, a concessionária RGE informou que as equipes ainda trabalham em atendimentos individuais em pontos isolados e que as demandas devem ser concluídas nesta sexta-feira (5).
Em São Valentim, município de 3,2 mil habitantes do norte gaúcho, três famílias da localidade de Vista Alegre seguem sem luz desde 29 de dezembro. Produtores rurais têm os maiores prejuízos em razão da falta de refrigeração de insumos como carne e leite.
Depois do temporal, mais de 200 famílias da localidade ficaram sem energia, retorno que aconteceu gradativamente. No entanto, as três propriedades continuam sem abastecimento.
— Compramos um gerador pra manter nossos alimentos, mas os vizinhos que não têm estão em situação precária. Gastamos R$ 8 mil no gerador, era um dinheiro que podia ser investido em outras coisas na propriedade. E já deve ter dado um gasto de R$ 1,5 mil só em combustível — relata o produtor Paulo Sérgio Menegatti.
Em nota, a RGE informou que uma equipe trabalha para normalizar a situação no local ainda na manhã desta sexta-feira (5).
Outras cidades afetadas
O problema se estende a outros municípios da região Noroeste. Em Sede Nova, cerca de 10 famílias seguem sem luz nas localidades de Coxilha Alta e Linha Monte Belo.
Em Três Passos, na localidade de Linha Seca, a propriedade da família Zimerman tem transtornos causados pela falta de energia. A família já perdeu alimentos e, conforme relato, a água também começou a faltar.
— Meu sogro e sogra são idosos, ela tem dificuldade de caminhar por conta de um AVC. Estivemos lá no dia 29 de dezembro pra passar o Ano Novo e quando chegamos já não tinha luz, e até agora nada. No último contato que fiz com eles, estavam ficando sem água — afirma o genro dos proprietários, Luciano Rodrigues Faccin, morador de Selbach.
Em Humaitá, a Defesa Civil informa que pontos isolados seguem sem energia, mas um levantamento aprofundado ainda está em andamento. Em comunicado, a prefeitura afirmou que dispõe de um gerador móvel para auxiliar comunidades do interior que ainda se encontram sem energia elétrica e sem água.