Uma retroescavadeira da prefeitura de Piratini, no sul gaúcho, andou mais de 560 quilômetros depois de ser roubada, na manhã de segunda-feira (8). O veículo só foi recuperado na manhã de terça (9), durante a Operação Protetor de Divisas e Fronteiras, no município de Tiradentes do Sul, na Região Noroeste.
O flagrante foi feito pelo 3° Batalhão Ambiental da Brigada Militar (3° BABM), durante patrulhamento na BR-468, próximo da fronteira com a Argentina.
Ao pararem a retroescavadeira na rodovia, os policiais encontraram divergências nas informações repassadas e descobriram que ela havia sido roubada no dia anterior, do outro lado do Rio Grande do Sul.
O motorista, um homem de 32 anos, recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Três Passos. Com ele ainda foram apreendidos um bloqueador de sinal, uma fonte de alimentação, um celular e dinheiro em espécie.
Segundo o BABM, a suspeita é de que o maquinário fosse levado ilegalmente para a Argentina. Questionada, a Polícia Civil informou que vai investigar o objetivo do delito e que um inquérito pelo crime de receptação será instaurado. O veículo deve ser devolvido à prefeitura de Piratini.
Operação Protetor de Divisas e Fronteiras
Na mesma operação, outro homem foi multado por crime ambiental e descaminho em Tiradentes do Sul. Os policiais encontraram vestígios de um carregamento de tabaco, frascos de óleo hidráulico e de transmissão para máquinas agrícolas, aditivo para óleo diesel e sete cartuchos calibre .32, tudo com origem argentina e na mesma propriedade. No local, as equipes também flagraram 16 bovinos na Área de Preservação Permanente (APP) do Rio Uruguai.
Ainda no noroeste, mas em patrulhamento nas águas do Rio Uruguai no município de Esperança do Sul, 470 metros de espinhel e 280 metros de redes de pesca ilegais foram apreendidos.
Uma embarcação foi abordada e o condutor estava com um espinhel de aproximadamente 50 metros, além de uma rede de pesca. Ele também foi autuado e teve o barco apreendido, assim como todos os apetrechos usados na pesca ilegal.