O Centro de Valorização da Vida (CVV) de Passo Fundo está com inscrições abertas para novos voluntários. Com amplitude nacional, o trabalho tem carga horária de quatro horas semanais e oferece apoio emocional e escuta para prevenção ao suicídio.
Neste ano, as inscrições devem ser feitas pelo site do CVV até 16 de fevereiro. No ato da inscrição, os candidatos indicam se pertencem a Passo Fundo ou outra cidade da região. Depois, os voluntários passarão por treinamento, em curso de formação de 12 a 15 encontros. O início será no dia 18 de fevereiro, com duração de 3h cada.
A previsão é que os voluntários comecem a atuar em maio. Todos podem optar por regime de plantão de 4 horas semanais, dentro da disponibilidade, ou 8 horas quinzenais no plantão da madrugada.
— Queremos o maior número de voluntários possível, pois tivemos uma grande perda durante e após a pandemia. Basta ter disponibilidade e estar interessado em dar esse apoio emocional, entrando numa conversa sigilosa e sem julgamentos — explica a voluntária do CVV de Passo Fundo, Cláudia Chaves.
O Centro de Valorização da Vida atua há 61 anos de forma voluntária e recebe mais de 10 mil ligações diárias de todo o país. Porém, destas, apenas 7 mil conseguem ser atendidas devido à falta de voluntários disponíveis. No contato, os voluntários acolhem e proporcionam escuta às pessoas que desejam conversar, de forma anônima e gratuita.
Como buscar apoio
O CVV funciona 24 horas por dia, com apoio emocional sigiloso e gratuito. É possível acessar o serviço via telefone, e-mail ou chat no site.
- Telefone: 188
- E-mail: apoioemocional@cvv.org.br
- Site: cvv.org.br/chat