O temporal que atingiu Passo Fundo, no norte do Estado deixou 131 pessoas desalojadas. O volume de chuvas em 24h foi maior que a média prevista para todo o mês de setembro, que é de 165,5 mm. Das 18h de domingo (3), até às 18h de segunda-feira (4) foram registrados 175,2 mm de chuva, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).
O bairro Entre Rios foi o mais afetado. Alguns moradores conseguiram retirar móveis e eletrodomésticos mesmo com a inundação. Outros precisaram nadar para sair de casa, já que a água subiu muito em alguns pontos. (veja vídeo)
— Quando me acordei a água já estava na porta da casa. Erguemos o que conseguimos e saímos lá para a casa da minha mãe, a água já batia no meu peito e não deu pra tirar nada. Os bichos morreram todos. Sofremos tanto para comprar as coisas — relata emocionado o chapista Edson Foche.
Em outros pontos da cidade, muitas pessoas se abrigaram na casa de familiares. Patrick Santos da Silva, autônomo, resgatou três crianças da ocupação Floresta, no bairro Petrópolis e levou para a própria casa, no bairro São Luiz.
— Ali perdeu tudo, geladeira, fogão, mesa, tudo. A casa deles tá um açude, não tem o que fazer. Agora eles vão ter que parar lá em casa até a água baixar.
Uma mulher precisou ser resgatada de bote. Com dificuldade de locomoção, Luana Alves da Luz, de 26 anos, ficou ilhada em casa e foi retirada pelo Corpo de Bombeiros.
— Vamos ter que começar do zero de novo. É triste, tem que lutar pra conseguir tudo de novo — relatou.
A prefeitura disponibilizou três locais para atender os atingidos pela chuva. O Centro Pop e a Casa de Passagem estão recebendo os desalojados. O ginásio da Paróquia Santo Antônio, no Bairro Petrópolis, também foi organizado para recebem quem precisa. A cidade decretou situação de emergência.
Temporal deixou vítimas
Um homem morreu após receber uma descarga elétrica durante a tempestade. Ele estava em casa, no bairro Entre Rios, quando foi eletrocutado. A vítima foi identificada como Neri Roberto Gonçalves da Silva, de 67 anos.
Outras três pessoas também morreram na região, em razão de enxurradas que levaram os veículos em que elas estavam. Um dos óbitos aconteceu em Mato Castelhano. A vítima foi identificada como Cristiano Schusler, de 41 anos.
As outras duas mortes foram em Ibiraiaras. As vítimas são Delve Francescatto, 50 anos e Ironi de Fátima Godoi Francescatto, 44 anos.