A Defesa Civil do RS recebeu a documentação de 10 municípios da região Norte que decretaram ou devem decretar situação de emergência em meio aos temporais que atingiram o Estado entre sábado (2) e segunda-feira (4).
Segundo levantamento da reportagem, publicaram os decretos até a tarde de quarta-feira (6) as prefeituras de Ciríaco, Espumoso, Nova Bassano, Nova Prata, Paraí, Passo Fundo, Vanini, Vila Maria e Sarandi. Por meio de nota, a prefeitura de Serafina Correa informou, na terça (5), que estava em processo de protocolar a situação de emergência.
Entre os decretos emitidos na tarde de quarta (6), a prefeitura de Espumoso avaliou o alto nível do Rio Jacuí e do Arroio Tigreiro, e estradas municipais com condições de críticas de trafegabilidade para publicação do texto. Em Vila Maria, o decreto na argumentação o fato de 122 serem afetadas diretamente, sendo que 26 pessoas ficaram desalojadas.
Com pouco mais de 4 mil habitantes, Ciríaco teve 200 famílias afetadas pela chuva. Com R$ 5 milhões em prejuízo, as perdas mais graves foram registradas em galpões de fumo e em dois aviários, onde os animais e a produção não resistiram à chuva.
— Temos locais ainda sem passagem, pois foram cinco pontes danificadas no interior. Também tivemos 40 bueiros comprometidos, portanto nossa equipe seguirá nas ruas nesta quinta para que tudo seja reestabelecido — informa o prefeito Odacir Mello.
Em Marau, os maiores estragos foram registrados na região que fica às margens do rio que leva o mesmo nome da cidade. Nas proximidades, cerca de 50 famílias tiveram suas casas invadidas pela água e precisaram ser socorridas. Segundo dados da Defesa Civil do Estado, são 150 desalojados e 3 mil afetados.
A Escola Municipal de Educação Infantil Toca do Coelho também teve estragos na estrutura e toda a mobília foi perdida. Os alunos seguirão sem aulas até a próxima segunda (11), quando serão realocados até que as melhorias sejam realizadas.
— Nosso interior foi comprometido, com pontes de madeira estragadas. Contabiliza que mais de R$ 2 milhões serão necessários para refazer tudo que compete à administração municipal, isso sem contar os danos privados. Ainda precisamos de doação de material de limpeza e roupas — avalia o prefeito Iura Kurtz.
A previsão é de mais chuva até o fim desta semana, principalmente nas cidades de Arroio do Meio, Muçum, Roca Sales, Lajeado e Estrela — que foram as mais atingidas pela cheia do Rio Taquari.
Decretos no Estado
O decreto possibilita que as prefeituras adotem medidas mais rápidas em resposta aos estragos. É por meio dele que os governos do Estado e da União podem solicitar ajuda humanitária e recursos para reconstrução dos locais atingidos.
Entre os municípios gaúchos, apenas dois incluíram o documento no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD): Santa Tereza e Nova Roma do Sul.
Decretaram: Bento Gonçalves, Ciríaco, Espumoso, Ipê, Marau, Nova Araçá, Nova Bassano, Nova Prata, Nova Roma do Sul, Paraí, Passo Fundo, Vanini, Vila Maria, Santa Tereza, Sarandi e São Sebastião do Caí.
Vão decretar: Bom Jesus, Campestre da Serra, Cotiporã, Lajeado do Bugre, Imigrante e Serafina Correa.
Outras 21 sinalizaram que devem incluir os documentos no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD): Bento Gonçalves, Bom Jesus, Campestre da Serra, Ciríaco, Cotiporã, Espumoso, Imigrante, Ipê, Lajeado do Bugre, Marau, Nova Araçá, Nova Bassano, Nova Prata, Nova Roma do Sul, Paraí, Passo Fundo, São Sebastião do Caí, Sarandi, Serafina Correa, Vila Maria e Vanini.
Em caso de emergência, ligue 193, para Corpo de Bombeiros Militar, ou 190, para Brigada Militar.