Pelo menos 150 pessoas atingidas pelas chuvas em Passo Fundo entre a noite de domingo (3) e a madrugada de segunda-feira (4) já receberam alguma doação emergencial, segundo a prefeitura.
Na manhã desta quarta-feira (6), a equipe volante da Secretaria de Cidadania e Assistência Social (Semcas) continuava a entrega de cestas básicas no bairro Entre Rios, o mais afetado pela enxurrada na cidade.
A dona de casa Lucimara da Luz, 39 anos, conta que perdeu tudo. De acordo com ela, essa ajuda é a única forma de recomeçar.
— Só deu tempo de pegar as crianças, uma sacolinha de roupas e sair de casa. Voltamos ontem [terça] para fazer a limpeza, mas não sobrou nada. Moro aqui há 20 anos e nunca tinha passado por isso, infelizmente perdemos o trabalho de uma vida inteira — conta.
O auxiliar de serviços gerais, Luís da Costa, 48 anos, compartilha do mesmo sentimento. Ele aguarda a entrega de uma cama, pois desde o temporal está dormindo em um colchão doado por um vizinho.
— Faltam palavras nesse momento. Sentimento de impotência e muita tristeza. Mas agradeço pela minha vida e pela ajuda que venho recebendo das pessoas — desabafa.
Pelo menos 131 pessoas ficaram desalojadas em Passo Fundo em função das fortes chuvas. Segundo o secretário de Assistência Social do município, Rafael Bortoluzzi, a maioria se mudou para casas de familiares. Mesmo assim, as equipes estão de prontidão e o município disponibilizou locais para atendimento e arrecadação de doações. A auxiliar de cozinha Fabíola do Amaral Gomes buscou ajuda.
— Vim buscar roupas para as crianças porque eles estão com todas as roupas molhadas. Essa semana não foram para a escola, a pequena não tinha nem tênis pra ir porque molhou tudo. Que Deus abençoe quem está doando — afirmou.
Gratidão também é o sentimento da aposentada Jussara Sales.
— Nem sabem o quanto as doações são importantes. A gente tem ali, mas tá tudo molhado. A gente não quer aquilo que não vai ocupar, até secar as nossas, porque hoje nós não temos um colchão para dormir, estamos esperando alguém trazer — diz.
Não há estimativa total de quantas pessoas foram afetadas no município, direta ou indiretamente. Na região, outros municípios, como Marau e Casca, avaliam os estragos.
Prefeitura ainda faz levantamento
Desde segunda-feira (4), a prefeitura realiza um levantamento das famílias atingidas pelas chuvas. Conforme a Semcas, mais de 150 atendimentos técnicos já foram realizados, nos quais os servidores mapearam o que as famílias perderam e o que precisam. Nesse quantitativo também estão as pessoas que se dirigiram até a Semcas em busca de auxílio.
— Nosso foco inicialmente foi estancar o problema. Dessa forma realizamos a distribuição de donativos emergências às pessoas, com itens básicos, seja alimentos, roupas ou outros. A partir de agora, com base no levantamento que realizamos, sobre quem e do que precisam, iniciaremos a segunda etapa do processo, que é a entrega dos itens pontuais do que cada uma precisa — disse o secretário do Semcas, Rafael Bortoluzzi.
Segundo o secretário, a previsão é que a prefeitura inicie as doações pontuais às famílias ainda durante a tarde desta quarta-feira (6).
— Desde a manhã desta quarta, todos os donativos arrecadados nos pontos de doações estão sendo concentrados no quartel da Brigada Militar, onde será feita a triagem, separação e embalagem desses itens para entregarmos às famílias — afirmou Bortoluzzi.
Pela manhã, dois caminhões carregados com roupas e alimentos se dirigiram ao quartel da Brigada Militar. A quantidade de donativos arrecadados até o momento ainda não foi contabilizada, disse a prefeitura. Bortoluzzi ainda acrescenta que a secretaria segue fazendo um levantamento detalhado sobre as perdas de cada família.
Doações
A prefeitura lançou, na terça-feira (5), uma nova edição da campanha Passo Fundo Solidária com foco em arrecadação de donativos para famílias atingidas pelas chuvas. A ação se estende até 16 de setembro, que será o dia D com mutirão de doações centralizada no Parque da Gare.
A população pode doar alimentos, colchões, eletrodomésticos, móveis, cobertores, travesseiros, roupas de cama e toalhas. Confira os pontos de arrecadação:
- Prefeitura de Passo Fundo
- Secretaria de Cidadania e Assistência Social (Semcas)
- Secretaria de Segurança
- Câmara Municipal de Vereadores
- Bella Città Shopping
- Passo Fundo Shopping
- Supermercados e empresas parceiras identificadas com o selo da campanha.
A prefeitura disponibilizou três locais para atender os atingidos pela chuva: o Centro Pop, a Casa de Passagem e o ginásio da Paróquia Santo Antônio, no bairro Petrópolis. Segundo a Defesa Civil, nenhuma pessoa passou a noite nas casas de abrigo na última noite. A cidade decretou situação de emergência.