A prefeitura de Passo Fundo aumentou os recursos destinados ao Família Acolhedora, programa relançado nesta quarta-feira (2) na cidade. Hoje o município possui cinco famílias inscritas, mas o número varia com frequência. A meta é passar de 20.
Para isso, a prefeitura vai pagar um salário mínimo e meio às famílias que acolherem os menores, e dois salários para os casos de crianças com deficiência. Até então, o valor oferecido para os dois casos era de um salário mínimo.
O recurso serve para custear os cuidados dos menores acolhidos, uma vez que o objetivo do programa é reduzir o acolhimento institucional.
Na prática, a iniciativa é um compartilhamento de responsabilidades, como explicou Elenir Chapuis, secretária-adjunta de Cidadania e Assistência Social (Semcas).
— Em vez dos menores irem para as casas de acolhimento, ficam sendo cuidadas pelas famílias. O município faz esse investimento, repassando um subsídio, para que as famílias possam atender às necessidades das crianças e proporcionar um ambiente adequado para o cuidado protetivo enquanto elas aguardam a definição do seu processo judicial.
Encontrar famílias é um desafio
O aumento no valor pode ser um atrativo importante para mais famílias aderirem ao programa. Segundo o promotor da Infância e Adolescência de Passo Fundo, João Paulo Bittencourt Cardozo, encontrar interessados é um desafio.
— Não tem outro município que pague tanto como Passo Fundo para as famílias. Se tivermos 20 [famílias] para dar para as crianças o que elas precisam para o desenvolvimento cerebral, pessoal e social neste período crucial das suas vidas, será uma grande conquista para a cidade — afirmou.
O programa foi implementado em Passo Fundo em 2013. Em maio, cerca de 20 menores viviam em abrigos e aguardavam a oportunidade do acolhimento familiar na cidade.
Quem pode se inscrever
Pessoas interessadas em aderir ao Família Acolhedora precisam ter entre 21 e 65 anos, respeitando a diferença de 16 anos entre a crianças ou adolescente acolhidos e o adulto responsável.
Não pode haver interesse em adoção, morar em Passo Fundo, ter bons antecedentes e boas condições de saúde.
É possível obter mais informações com a Semcas, no endereço Morom, 2022. O telefone para contato é o (54) 3312-3070. Um formulário no site da prefeitura de Passo Fundo oferece a opção de cadastro e mais informações sobre o serviço.