As travessias entre Brasil e Argentina, pela Rio Uruguai, começaram a se reestabelecer neste domingo (16) e prosseguem nesta segunda-feira (17), após suspensão pela alta do nível da água. A paralisação do serviço ocorreu em razão da chuva registrada no ciclone extratropical que atingiu o Rio Grande do Sul na última semana.
Após três dias de suspensão, a travessia de Porto Mauá, na região noroeste do Estado, retornou na manhã deste domingo, às 8h30min. De acordo com a prefeitura do município, o retorno do serviço demorou um pouco mais do que o previsto.
Segundo a Defesa Civil, a operação voltou quando o rio registrou oito metros de altura. Na quinta-feira (13), a cheia elevou o nível da água para 11 metros, o que impediu a travessia.
Em Porto Xavier, o retorno será nesta segunda-feira (17), a partir das 8h30min. O município está com o serviço suspenso há quatro dias, com último translado na quarta-feira (12), no fim da tarde.
Em Porto Vera Cruz, a travessia também retorna nesta segunda-feira, a partir das 8h. De acordo com a prefeitura, o nível ainda está um pouco elevado, mas já permite a travessia. O Executivo não soube precisar o volume da água após contato de GZH. Neste domingo, a equipe trabalhou na manutenção da balsa para reestabelecer o serviço.