As balsas que fazem a travessia entre Brasil e Argentina em Porto Mauá, Porto Xavier e Porto Vera Cruz, no noroeste do Estado, foram suspensas nesta quinta-feira (13) em função da altura do nível da água do Rio Uruguai. O serviço também ficará suspenso nesta sexta-feira (14), de acordo com a Defesa Civil.
Nos três municípios, as últimas travessias foram realizadas no fim da tarde de quarta-feira (13). Nesta quinta-feira, desde o primeiro horário da manhã, o traslado não foi realizado. O volume da água é considerado acima do normal e impede a travessia.
Em Porto Mauá, o rio estava com 11 metros acima do nível normal no fim da tarde desta quinta-feira, conforme o coordenador da Defesa Civil de Porto Mauá, Eloir Moreira. Segundo ele, o nível do rio deve subir até a madrugada de sexta-feira. Na balsa, o avanço é de sete a oito centímetros por hora.
Já em Porto Vera Cruz, a prefeitura confirmou a suspensão da travessia para sexta-feira. O rio está 8m70cm acima do nível normal, que gira entre dois e três metros. Nesta sexta-feira, o município e a Defesa Civil local devem analisar a probabilidade de retorno do funcionamento no sábado (15).
Em Porto Xavier, o nível da água está oito metros acima do nível normal. Durante o dia, foram cerca de 15 centímetros de acúmulo de água por hora. Segundo o prefeito da cidade, Gilberto Menin, a tendência é que a água suba até 9m50cm até a madrugada de sexta-feira.
Com a travessia suspensa para sexta-feira, Menin admite que há uma tendência de que o serviço não retorne no sábado.
— Vamos avaliar essa situação. Pode ser que baixe um pouco o nível, mas talvez só baixe num período tarde do dia. Então, a tendência é que sábado também não tenha — afirma.