Passagem de ônibus a R$1,25 sonho ou realidade? Sonho para os passo-fundenses, mas realidade para a população de Araucária, no Paraná. A cidade é uma das principais referências quando o assunto é transporte público. Por este motivo, liderados pela vereadora Eva Valéria Lorenzato (PT), a comitiva composta também pelos vereadores, Cláudio Rufa Soldá (Progressistas), Altamir da Silva dos Santos (Cidadania) e Tadeu Trindade (PDT) foi até o município paranaense tentar descobrir a fórmula do sucesso.
Além do preço da tarifa, os vereadores puderam constatar que 30% dos usuários não pagam passagem, todos os estudantes são isentos, e a frota é 100% nova, com wi-fi em todos os coletivos. Mensalmente, a prefeitura de Araucária investe R$ 3 milhões em subsídio ao transporte público.
— Em Araucária, o transporte é de responsabilidade do executivo municipal. O serviço é gratuito para o desempregado ir buscar emprego, para quem estiver doente ter acesso à saúde, para a gestante ir consultar, e para a criança ter acesso à educação, direitos que são constitucionais — afirma Eva Lorenzato.
Para a vereadora, a construção de um plano diretor atualizado, com a implantação de um conselho com participação ativa da comunidade, possibilitou que esse sistema fosse colocado em prática:
— As decisões do futuro da cidade e do transporte público não ficam limitadas a um grupo restrito de pessoas, mas sim por representantes de diversas frentes do município, que se reúnem mensalmente para discutir as ações de melhoria na cidade — pontua a vereadora.
Conforme Eva, está programada para esta terça-feira (18), uma reunião com os demais vereadores que participaram da viagem, para discutir emendas e propor uma indicação ao executivo, para a criação de um conselho do plano diretor, a qual haja uma participação ativa da comunidade.
Segundo a vereadora, o plano diretor de Passo Fundo está desatualizado, com mais de dez anos de uso.
— Vamos indicar também, a elaboração de uma nova licitação do transporte público por parte do Executivo. Além disso, vamos sugerir a criação de uma equipe multidisciplinar responsável por dar transparência à gestão do transporte público, com controle de dados disponíveis à população. — completa.
Atualmente a passagem de ônibus em Passo Fundo custa R$5,50. Duas empresas são responsáveis pelo serviço, Coleurb e Codepas.
Tramita na Câmara de Vereadores, um Projeto de Lei (PL), de subsídio tarifário às empresas de transporte coletivo de Passo Fundo. O PL já foi rechaçado uma vez pelos pelos parlamentares, que reivindicaram, em emendas aditivas, maior transparência nos repasses da verba pública. A proposta sofreu alterações do Executivo e foi reenviado ao Legislativo em regime de urgência, portanto, deve ser apreciado em 45 dias pelo Legislativo, ou até o dia 18 de maio.
— Não somos contra os subsídios para o transporte público, mas que seja mediante critérios, para que melhore a qualidade do nosso serviço. Não queremos que as pessoas sejam submetidas a andar em ônibus sucateados e que sejam obrigadas a esperar em pontos que não ofereçam o mínimo de condições. Queremos que a população consiga exercer seu direito de ir e vir de forma digna — acrescenta Eva.
Sobre o projeto de lei
Tramita na Câmara de Vereadores um Projeto de Lei de subsídio tarifário às empresas de transporte coletivo de Passo Fundo, em razão da pandemia de covid-19 e a crise no setor de transportes e dá outras providências. O projeto já foi rechaçado uma vez pelos vereadores, mas sofreu alterações do Executivo e foi reenviado ao Legislativo.
Segundo o texto do PL, a proposta constitui em oferecer um aporte financeiro ao sistema de transporte coletivo, diretamente às empresas concessionárias, pelo Poder Público, com o intuito de diminuir os impactos gerados pela pandemia nos anos de 2020, 2021 e 2022, assim como a diminuição do número de passageiros no atual cenário do setor, custeando em parte o serviço de transporte coletivo público urbano de passageiros, mantendo o equilíbrio econômico financeiro do serviço, que é essencial, equacionar o valor da tarifa pública cobrada dos usuários e incentivar a utilização do transporte público de passageiros urbanos.
O valor do subsídio será de cerca de R$9 milhões.
Em contrapartida a Coleurb e Codepas, devem manter ou retornar aos horários e itinerários do período pré-pandêmico, em virtude das várias reclamações que o Poder Público vem recebendo dos usuários do sistema no que diz respeito aos atrasos e falta de transporte eficiente.
GZH Passo Fundo
A Redação Integrada pode ser contatada pelo WhatsApp.
Temos um canal direto de compartilhamento de notícias via WhatsApp, com acesso rápido.
Para entrar no grupo, basta acessar o link: https://bit.ly/GzhPassoFundo