Palco tradicional do futsal passo-fundense, o ginásio Capingui, localizado na Rua General Osório, no Centro, está com futuro indefinido. O local foi interditado há um ano e cinco meses pelo Corpo de Bombeiros por problemas estruturais.
O ginásio foi fechado em 6 de dezembro de 2021, após a denúncia de um engenheiro que possuía um laudo que apresentava problemas na estrutura de madeira do local.
Na época, o ginásio era sede dos jogos do Passo Fundo Futsal, que alugava o espaço do Clube Náutico Capingui. Após a interdição, a equipe passou a atuar no ginásio Sest Senat. A partir de maio, o Passo Fundo Futsal irá jogar na Arena do Clube Comercial, na sede campestre.
Desde a interdição do Capingui, nenhum movimento foi realizado com objetivo de desinterditar o espaço, garante o chefe da Seção de Segurança contra Incêndio do 7º Batalhão de Bombeiros Militar, major Estevan Falcão Pagliarin.
— O ginásio segue interditado por questões estruturais. Para liberação, é preciso realizar as reformas necessárias, com apresentação de laudo estrutural que garanta a segurança da edificação, além da atualização do PPCI e medidas de segurança — declara.
Segundo o major Estevan, a estrutura apresenta riscos, já que não passa por manutenção desde a interdição.
— Enquanto não houver algum engenheiro que garanta a segurança da estrutura, nós tratamos como situação de risco. Toda estrutura que não passa por manutenção ao longo do tempo, tende a passar por falhas — completa.
Sem definição e prazo
A diretoria do Clube Náutico Capingui, que se manifestou por meio de nota oficial, declarou que a intenção é de recuperar o ginásio. No entanto, ainda não há definição das ações que serão feitas e nem prazo estimado. Além disso, a direção pontua que o terreno está cercado para evitar invasões e vandalismo na propriedade do Clube.
"A direção do Clube Náutico Capingui informa que o histórico ginásio está temporariamente sem uso para atividades esportivas porque está em fase de reformas e estudos para seu melhor uso. Entretanto, o Clube mantém o ginásio e a área do entorno limpa, com o terreno todo cercado e recentemente com providências para evitar o vandalismo e o uso indevido das suas instalações", diz a nota oficial.
Histórico
O ginásio Capingui foi palco de grandes momentos do futsal de Passo Fundo, sobretudo na década de 1990, quando a equipe UPF/Zamil disputou finais da Série Ouro de futsal. Neste período, o ginásio era considerado um "caldeirão" pelos adversários.
Na metade da década de 2000, o espaço foi alugado com quadra de society, e deixou de receber jogos de futsal.
Em 2016, após reforma na quadra, o Passo Fundo Futsal passou a jogar no Capingui, onde atuou por seis anos, até a interdição. O clube conquistou a Série Ouro e a Copa RS, em dezembro de 2020, no ginásio.
GZH Passo Fundo
A Redação Integrada pode ser contatada pelo WhatsApp.
Temos um canal direto de compartilhamento de notícias via WhatsApp, com acesso rápido.
Para entrar no grupo, basta acessar o link: https://bit.ly/GzhPassoFundo