Um programa de melhoria na qualidade da limpeza urbana de Passo Fundo foi lançado na manhã desta quinta-feira (6). Denominado Cidade Limpa, o programa conta com um conjunto de ações que buscam qualificar e ampliar os serviços de coleta de resíduos na cidade.
Entre as novidades está a ampliação da coleta de lixo nas áreas de contêineres, de coleta orgânica e seletiva na cidade que passará a ser realizada de segunda a segunda, incluindo feriados, quatro vezes por dia. Para isso, serão adquiridos pela prefeitura dois novos caminhões de coleta. Até o momento, o recolhimento era realizado nestes locais de segunda a sábado, duas vezes por dia.
A prefeitura também divulgou de um caminhão contêiner e dez contêineres implementando os ecopontos móveis. Também foi divulgado a compra de dois trituradores, dois carros de apoio que vão ser os responsáveis pela limpeza no entorno das áreas do contêiner, além da ampliação das ações do mutirão de limpeza os bairros e varrição na área central da cidade.
Segundo o prefeito, Pedro Almeida, as ações serão aplicadas conforme um cronograma estabelecido pela prefeitura.
— Algumas medidas serão postas em práticas imediatamente a curto prazo, como a coleta de lixo, quatro vezes por dia. Outras ainda precisam de um pouco mais de tempo. Mas esperamos que até o fim do ano todas as ações já estejam ocorrendo na cidade — pontua o prefeito.
Conforme o Executivo, as ações buscam minimizar o acúmulo de lixo nas ruas e oferecer um serviço mais eficiente à população. Ao longo de 2022 foram recolhidos mais de oito mil metros cúbicos de resíduos descartados irregularmente pelas ruas da cidade.
— Além das ações de melhoria nos serviços que já existem, e também da ampliação, um dos pilares do programa é a conscientização das pessoas acerca do descarte correto dos resíduos. Pois, a limpeza urbana não é só o serviço, nós também precisamos que a nossa comunidade compreenda a importância do descarte correto do lixo. O cidadão precisa entender que ele faz parte desse processo — pontua o prefeito Pedro Almeida.
A cada três meses os indicadores dos resultados do programa serão apresentados à comunidade, a fim de identificar o que está dando certo e o que precisa ser melhorado.
Segundo a secretaria de Transportes e Serviços Gerais o cidadão vai poder conferir os horários das coletas e programar o recolhimento de móveis na residência por meio do aplicativo Cidadão Online, o qual já consta com 21 serviços disponíveis à comunidade.
— Muitos dos serviços apresentados, já operam na cidade, mas potencializamos, melhoramos a qualidade. Paralelo a isso, também vamos aperfeiçoar a divulgação desses trabalhos para que a população tenha conhecimento desses serviços e que a gente consiga reduzir o descarte irregular, ou pensando positivamente eliminarmos esse hábito da cidade — pontua o secretário Transportes e Serviços Gerais Alexandre Mello.
GZH Passo Fundo
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