Apesar da eliminação da Copa América, o Brasil vai estar presente na grande final da competição continental. O país foi escolhido para apitar o confronto entre Argentina e Colômbia neste domingo (14), às 21h, em Miami. E o Rio Grande do Sul também estará presente, com Daniel Nobre Bins, de Passo Fundo, na cabine do VAR.
Ele será um apoio para o paulista Raphael Claus, árbitro principal da disputa. Compõem ainda a arbitragem os assistentes Bruno Pires e Rodrigo Correa, no campo, e Danilo Manis e Pablo Gonçalves, na cabine.
Daniel, que integra o quadro de árbitros da CBF desde 2014, já apitou partidas importantes como o clássico Gre-Nal, mas o caminho até os Estados Unidos não foi fácil.
— O Daniel Bins tem uma peculiaridade na carreira dele, pois acabou sendo lançado muito tarde pela Federação Gaúcha de Futebol. A entidade tinha uma certa restrição em lançar os árbitros muito jovens e demorava um pouco para soltá-los — recordou o comentarista de arbitragem da Rádio Gaúcha, Diori Vasconcelos, que acompanha a trajetória de Daniel há uma década.
Tal situação poderia tê-lo feito entrar bem mais tarde no circuito de arbitragem nacional, o que atrapalharia a evolução da sua carreira, não fosse uma novidade: o surgimento do VAR.
— E aí surge o pulo do gato na carreira dele, porque quando surge a função do VAR se estabelece a ideia de criar o especialista desta função e a Fifa resolve criar um quadro específico de árbitros de vídeo. Aí a coisa muda de figura e Daniel passa a ser um dos principais árbitros de vídeo do Brasil — explica Diori.
O gaúcho, uma referência nesta função no Brasil, já foi eleito melhor árbitro de vídeo do Campeonato Brasileiro há duas temporadas e agora, aos 46 anos, vive o maior momento de sua carreira — mas isso pode não ser tudo.
— Acho que o Daniel Bins pode até sonhar com uma Copa do Mundo porque ele tem muita competência no trabalho dele — afirma Diori. — Mas chegar à Copa América e estar na decisão, junto com a equipe comandada pelo Raphael Claus, certamente é, até esse momento, o auge da carreira do Daniel.