Neste domingo (23), tem duelo gaúcho pela Série C do Campeonato Brasileiro. São José e Ypiranga entram em campo às 16h30min, no Estádio Passo d'Areia, em partida válida pela 10ª rodada. E o momento dos clubes são distintos na competição. Enquanto o Zeca busca fugir da última colocação da zona do rebaixamento, o Canarinho segue com o objetivo de se manter entre os oito times que avançam à próxima fase.
Como chega o São José
Para o confronto, o Zeca chega mais esgotado fisicamente, mas isso não deverá ser uma desculpa para o time da Zona Norte, que precisa pontuar. Na quarta-feira (19), recuperou o jogo atrasado contra o Ferroviário, pela quarta rodada da competição e foi superado por 3 a 2, em Fortaleza. No entanto, o time não vence desde 3 de junho, quando aplicou 2 a 0 no Náutico e somou três, dos quatro pontos que tem atualmente.
O técnico Pingo justificou a sequência negativa e disse estar esperançoso para o confronto de domingo, diante do Ypiranga.
— Estamos trabalhando em algumas variações táticas, e isso alterou a nossa forma de jogo. Nosso último treino me deixou bem satisfeito, assim como ao grupo todo, mas enfrentar o Ypiranga é sempre dificílimo, é uma equipe forte e bem treinada taticamente, e como é um clássico, sempre tem as suas dificuldades, até porque eles vêm fazendo um bom trabalho na competição. Apesar disso, nós temos a consciência que é obrigação de pontuar — frisou o comandante.
Como chega o Ypiranga
Por outro lado, diferente do rival, o Ypiranga terá como missão pontuar para manter sua posição no G-8. Atualmente está em oitavo, com 12 pontos. Para isso, terá de melhorar o retrospecto fora de casa, visto que dos três jogos realizados longe de seus domínios nesta edição, perdeu dois e venceu um. Inclusive, na última rodada, foi superado por 1 a 0, pelo Remo.
Para o técnico Thiago Carvalho, esse rendimento precisa melhorar, mas não há segredo. O elenco precisará entrar em campo com atenção máxima.
— Nossas derrotas fora de casa podem ser por diversos fatores: contra o São Bernardo faltou posse de bola para a nossa equipe e, contra o Remo, que ficamos com a posse, não fomos para o ataque. Contra o São José, onde o campo poderá ser a nossa maior dificuldade, adaptamos algumas características para buscar a estratégia ideal de vencer. Sabemos que não iremos jogar o futebol jogado como gostamos, mas isso não pode ser uma desculpa, até porque sabemos a qualidade da equipe deles e precisamos estar bem atentos — destacou Carvalho.
O Canarinho só depende de si para se manter no G-8. O São José, por sua vez, precisa vencer e torcer por resultados paralelos: derrotas de CSA (19º, com cinco pontos), Sampaio Corrêa (18º, com seis), Caxias (17º, com seis) e Floresta (16º, com seis), contra Confiança, Athletic, Volta Redonda e Tombense, respectivamente. A partida terá transmissão de DAZN e Nosso Futebol +.