A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) emitiu uma nota oficial na tarde desta terça-feira adiando os todos os jogos envolvendo clubes gaúchos como mandantes e visitantes em todas as competições nacionais. A decisão interfere diretamente o Ypiranga, que também terá as suas partidas afetadas na Série C do Brasileirão e na Copa do Brasil.
A decisão ocorre depois do pedido da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), que pediu o adiamento por conta das chuvas que castigaram o Rio Grande do Sul nos últimos dias, afetando os estádios e meio de locomoção. A CBF informou que as partidas envolvendo as equipes do Estado estão adiadas até o dia 27 de maio.
No caso do Ypiranga, três jogos precisarão ser remarcados na Série C. O Canarinho já teve um jogo adiado na 3ª rodada contra o Náutico. Além disso, o jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil, contra o Athletico-PR também foi afetado. A partida estava prevista para ocorrer no dia 22, em Curitiba. No jogo de ida, o Ypiranga venceu por 2 a 1.
Por enquanto, os jogos adiados não tiveram datas remarcadas. Antes da parada, o Ypiranga estava vivendo bom momento na Série C com 100% de aproveitamento. O time estava invicto há nove partidas oficiais. Nesta semana, o clube cedeu uma camisa autografada pelos jogadores para uma rifa, que destinará os recursos às vítimas das enchentes no Estado.
Jogos adiados do Ypiranga
Série C
- 3ª rodada | Náutico x Ypiranga (Já havia sido adiado)
- 4ª rodada | Ypiranga x Figueirense
- 5ª rodada | Ypiranga x Caxias
- 6ª rodada | Aparecidense x Ypiranga
Copa do Brasil
- Terceira fase (jogo de volta) | Athletico-PR x Ypiranga
Confira a nota da CBF
Em virtude do estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul, decretado pelos Governos Federal e Estadual, decorrente dos eventos climáticos extremos ocorridos, a CBF manifesta sua total solidariedade à população gaúcha e reforça que o foco atual é o atendimento às suas necessidades imediatas e emergenciais.
A CBF, na condição de entidade organizadora das competições nacionais, e atenta às suas funções institucionais, bem assim ao esforço humanitário que o momento reclama, reafirma seu irrestrito apoio às autoridades para que todas as medidas e ações sejam adotadas em benefício da população gaúcha, cujo socorro é a prioridade máxima.
Diante do atual cenário, tendo recebido na noite de 06 de maio de 2024 o ofício no. 57/2024, oriundo da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), que encaminhou e endossou o pleito dos seus clubes filiados, a CBF informa que ficam adiadas todas as partidas envolvendo equipes do Rio Grande de Sul nas competições nacionais, como mandante ou visitante, previstas até o dia 27 de maio de 2024.